São Paulo, quarta-feira, 23 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negócio da China

Eletrônicos têm shoppings totalmente dedicados a eles

Mariana Barros/Folha Imagem
Falsificações de iPods são vendidos em shopping em Xangai


MARIANA BARROS
ENVIADA ESPECIAL A XANGAI

Ao andar pelas ruas de Xangai, na China, muito maior do que a oferta de eletrônicos é a oferta de relógios e de canetas que imitam modelos de grife. Ainda assim, é possível encontrar uma grande variedade de produtos, principalmente acessórios e tocadores multimídia.
Entre os mais famosos pontos de venda de eletrônicos, estão o Hong Kong Plaza e o Cyber Mall.
Em Xu Jia Hui, está um complexo de shoppings variados a serem percorridos. Entre eles, há um espaço que é inteiramente dedicado aos eletrônicos.
O prédio chama a atenção por sua arquitetura: uma esfera de vidro se sobressai na construção.
Dentro dele, um complexo de pequenos estandes oferece de tudo um pouco: de pendrives e leitores de cartão a monitores LCD e computadores.
Boa parte das marcas, principalmente as de computadores, são desconhecidas dos consumidores brasileiros, como Cooto, Nod, Vento e Viato.

Risco
A confiabilidade nos produtos, porém, é um ponto delicado.
Muitas das lojas não emitem nota fiscal, deixando o consumidor praticamente à mercê da sorte de o produto funcionar.
Foi o caso de um leitor de cartão SD com conexão USB, adquirido no shopping. Do tamanho de um isqueiro, o aparelho acendeu a luz que indicava a leitura do cartão inserido e foi reconhecido pelo computador como um drive externo.
Não houve meio, porém, de acessar pelo computador o conteúdo armazenado no cartão.
O baixo custo, no entanto, pode fazer com que o risco valha a pena: o preço cobrado pelo leitor de cartão foi de 45 yuans, o equivalente a cerca de R$ 11.

Vantajoso
Além da maior oferta de marcas e modelos, na China, o câmbio está a favor dos brasileiros: R$ 1 equivale a 4 yuans. E, como entre os chineses é costume pechinchar, dá para fazer com que os preços caiam ainda mais.
Em meio às marcas desconhecidas também despontam grifes, principalmente as asiáticas, como Samsung, Sony e Toshiba.
Várias delas têm pontos-de-venda dedicados a apenas uma linha produtos. As televisões Bravia, da Sony, estão entre as linhas que contam com loja exclusiva.
Outro endereço curioso é o Fashine Fashion Acessories Plaza. Nele, apesar de o comércio de eletrônicos não ser o forte, não faltam falsos iPods de todas as cores e modelos imagináveis -nem sempre exatamente fiéis aos lançados pela Apple .


A jornalista MARIANA BARROS viajou a convite da HP

Texto Anterior: Canal aberto: Instalação do Vista pode ser feita sobre o XP
Próximo Texto: Rede americana possui endereço chinês
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.