São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Próximo Texto | Índice

A cara de seu micro

FELIPE BARCELLOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Não basta ver. É preciso impressionar. Os novos monitores LCD (sigla, em inglês, para tela de cristal líquido) colaboram nas duas tarefas. Os preços chegaram a cair à metade, do ano passado para cá, enquanto as telas não param de crescer. Modelos entre 15 e 42 polegadas estão disponíveis nas redes de varejo e nas lojas virtuais.
Criticados no passado por suas imagens escuras e com fantasmas, os monitores LCD modernos ganharam uma injeção de tecnologia capaz de alavancar sua resolução para padrões que superam os requisitos da TV digital.
Finos e com belo design, esses aparelhos combinam com qualquer ambiente e reduzem o uso de espaço sobre a mesa de trabalho. Obter ajustes adequados para as diversas utilizações também é simples. Alguns identificam a iluminação do local em que estão instalados e automaticamente modificam cor, brilho e contraste.
Antes de ficar empolgado com as especificações e liberar o número do cartão de crédito, é bom avaliar qual o monitor mais adequado para você.
Quem lida com criação de texto e navega pela internet com freqüência mediana não vai precisar de monitores com mais de 15 polegadas.
Para os viciados em conteúdo multimídia, as telas de 17 polegadas permitem exibir mais janelas simultaneamente e tornam a experiência de bater papo, assistir a DVDs ou jogar on-line- tudo ao mesmo tempo-, mais divertida e imersiva.
Profissionais de artes gráficas, designers e videomakers estarão bem servidos por monitores de 19 polegadas, repletos de recursos para aprimorar a qualidade das imagens e aumentar a produtividade.
Escolher modelos com entradas DVI assegura a compatibilidade do equipamento com dispositivos como videogames e toca-DVDs. Segundo a empresa de consultoria em tecnologia IDC Brasil, 2007 promete ser o ano no qual o LCD aposentará o CRT, sigla que identifica os pesados monitores de tubo dos televisores comuns.
Para ajudar na sua escolha, a Folha avaliou monitores das marcas coreanas LG e Samsung e da brasileira Waytec, que são as mais vendidas no país. Há desde os mais simples, de 15 polegadas, até modelos com sintonizador de TV embutido e tela em formato widescreen.

Próximo Texto: Tec-tec-tec: YouTube tem falhas e vê rivais crescerem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.