São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portátil está no centro da produção

ESPECIAL PARA A FOLHA

Os celulares estiveram no centro de várias criações e projetos. "Cellphonia", por exemplo, promove uma ópera de autoria coletiva em que o público é convidado a cantar as notícias do dia. Ao discar para o número do projeto (00/xx/1/408/228-5848), ouvimos um robô que recita as notícias e dá instruções para repetir, preferencialmente cantando, essas informações. Tudo é gravado, e as vozes vão se adicionando às dos participantes anteriores. Posteriormente, é possível acessar o resultado em formato MP3 no site do projeto e usar como toque no próprio celular. Pode-se acessar o serviço via telefone fixo e, até a conclusão dessa edição, o projeto continuava funcionando.
Já em "[murmure]", somos convidados a explorar a cidade e a procurar os pontos em que existem orelhões verdes. Neles, estão os códigos de acesso para os quais devemos telefonar com nossos celulares e escutar histórias gravadas pela equipe com idosos da região, que falam sobre os lugares pelos quais estamos caminhando.

Vocabulário
As inovações vistas em San José foram acompanhadas por um novo vocabulário. "Cinema performático", por exemplo, designa espetáculos como "Super Vision" e a remixagem ao vivo do histórico filme "Timecode" (www.imdb.com/title/tt0220100), que combina narrativas lineares, ações ao vivo, improviso e interação com computadores, câmeras e imagens e sons pré-gravados.
"Cinema distribuído", por sua vez, é um tipo de ação ao vivo em que o público, ao mesmo tempo em que assiste a filmes entremeados por performances, é chamado a participar das ações, ocupando o palco e/ou participando e acessando partes do espetáculo via seus próprios celulares e computadores portáteis, como em "Specflic 2.0" (www.specflic.net).
"Concerto audiovisual" é uma modalidade criada pelo músico japonês Ryoji Ikeda (www.ryojiikeda.com/datamatics) que desenvolve imagens computadorizadas para delas extrair, por transcodificação, sons que se transformam em sinfonias e ambientam essas mesmas imagens.
Outro termo curioso, que não é inédito na bibliografia científica, mas que tende a se popularizar depois do festival de San José, é "wetware" (ferramentas vivas, em tradução livre) dado o sucesso do "Pigeon Blog" (www.pigeonblog.mapyourcity.net). O projeto utiliza pombos-correio equipados com um pequeno aparelho de baixo custo desenvolvido pelos artistas e que monitora as quantidades de monóxido de carbono e de óxidos de nitrogênio na atmosfera em algumas regiões do Sul da Califórnia. Esses dados são transmitidos para o servidor do projeto e transcodificados em informações visuais, que indicam os níveis da poluição. (GB)


Texto Anterior: Arte eletrônica: Política e mídia se combinam na cena da criação digital
Próximo Texto: Consumo: SonicBoom
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.