São Paulo, quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para performance adequada, prefira chip de núcleo duplo

DA REPORTAGEM LOCAL

"O processador de núcleo simples está em extinção", afirma o engenheiro eletrônico Laercio Vasconcelos, autor de livros de informática, referindo-se a chips como o Celeron, da Intel, e o Sempron, da AMD, que ainda equipam muitos dos computadores de baixo custo à venda atualmente.
"Mesmo os programas de uso simples, como antivírus e pacotes de escritórios, além de recursos na internet, estão utilizando o fato de a maioria dos processadores terem dois núcleos ou mais", afirma Vasconcelos, que recomenda chips de núcleo duplo, como Athlon 64 X2, da AMD, e Core 2 Duo e Pentium Dual-Core, da Intel.
De acordo com o especialista, processadores de núcleo simples podem acarretar lentidão mesmo em tarefas básicas.
Desenvolvido para computadores ultraportáteis com baixo consumo de energia -principalmente os netbooks-, o processador Atom, da Intel, também tem sido usado para equipar desktops mais baratos.
Vasconcelos, porém, não o recomenda para PCs de mesa. Segundo ele, a performance do Atom pode ser inferior até à de processadores como o Celeron e o Sempron. (RC)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Saiba o que levar em conta na compra
Próximo Texto: Sistema operacional pré-instalado pode padecer de falhas e limitações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.