São Paulo, quarta-feira, 23 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRODUTIVIDADE

Páginas compartilham funções de programas de edição de texto e de planilhas em comunidades on-line

Sites do tipo Orkut ajudam no trabalho

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Sites de relacionamento foram proibidos em muitas empresas e escolas. O motivo alegado: quem acessa redes sociais como o Orkut se distrai e produz menos.
Apesar dessa fama, existem várias páginas que usam o conceito de comunidade on-line para ajudar na realização de trabalhos de uma forma mais eficiente.
São editores de textos, calendários e planilhas que podem ser acessados ao mesmo tempo por várias pessoas de um grupo e servem para coordenar tarefas como trabalhos escolares, pesquisas acadêmicas e atualização de bancos de dados.
No Writely (www.writely.com), por exemplo, os visitantes dispõem de um processador de textos que sincroniza as alterações feitas nos documentos por pessoas diferentes e aceita arquivos feitos no Word. A cada alteração, um e-mail avisa os colaboradores sobre a atualização e, depois da edição, é possível publicar os trabalhos em um blog ou restringir seu acesso aos usuários cadastrados. Nesse mesmo estilo, o internauta ainda encontra os portais de trabalho colaborativo Writeboard (www.writeboard.com), Webcollaborator (www.webcollaborator.com) e Gobby (gobby.0x539.de).
Para que o Writely funcione corretamente, é preciso desativar o bloqueador de janelas pop-ups do navegador. Todos os serviços citados precisam de cadastro, mas são de uso gratuito.
Quem precisa editar planilhas em grupo pode poupar tempo usando o Num Sum (numsum.com), que oferece um editor básico e várias opções de publicação on-line. O cadastro no site é gratuito, mas quem quiser pode criar planilhas sem se registrar. Basta clicar no link Anonymous throwaway spreadsheet.
Outro serviço de planilhas é o Trackslife.com. Ele cria bancos de dados personalizados e permite divulgar suas atualizações por meio de noticiário RSS ou por e-mail. Há também uma relação com os bancos mais populares, chamada de public Tracks.
O uso do serviço custa a partir de US$ 3,99 mensais, mas tem versão gratuita por 30 dias.
Entre as opções de calendário on-line para vários usuários, os destaques são o Upcoming.org, o myPimp.com e o Goowy (webserver001.goowy.com). Este último vai além do calendário. Depois do cadastro gratuito, o usuário ganha uma conta de e-mail com 2 Gbytes de espaço e um desktop virtual com notícias e livro de contatos.

Compartilhe o Google
Enviar um e-mail cheio de links já não é a melhor forma de mostrar suas descobertas no Google. Sites como o gratuito Jeteye (www.jeteye.com) permitem compartilhar resultados em uma página personalizada que mostra links, imagens e os seus comentários. Na área de pesquisa acadêmica, a rede do CiteUlike (www.citeulike.org) reúne documentos de estudantes, referências bibliográficas e conta com um buscador. Apesar da variedade, o conteúdo do site é, em sua maioria, em inglês. Outro projeto que divulga conteúdo usando técnicas de rede social é o H2O Playslist (h2obeta.law.harvard.edu/home.do). (JB)


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Envie arquivos que contenham imagem e som
Próximo Texto: Sony lança soft para bate-papo com voz e vídeo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.