São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

YouTube se destaca pela interatividade

TV PARA VOCÊ Site permite criação de canais personalizados, troca de mensagens e participação em torneios de vídeo

DA REPORTAGEM LOCAL

Esqueça o modelo televisivo: na internet, ficar largado no sofá zapeando o controle remoto é passividade demais perto da interatividade oferecida pelos sites de compartilhamento de vídeo. No YouTube, é possível entrar apenas para assistir a alguns clipes. O mais interessante, no entanto, começa quando o usuário se cadastra.
Uma página pessoal traz sete grandes canais nos quais vídeos, mensagens e novidades são organizados. O canal Vídeo reúne os filmes colocados no site pelo usuário, os clipes considerados favoritos e as listas de reprodução. A Caixa de entrada é a porta de comunicação com os outros usuários do YouTube.

Contatos
É por ela que chegam mensagens, comentários acerca dos vídeos de sua autoria e vídeos enviados especialmente a você por outros membros. É bem possível que cheguem recados de pessoas que você não conhece, mas que estão dispostas a trocar impressões, opinar sobre suas produções e lhe mostrar as delas.
Os contatos são organizados em uma área específica, que ajuda a ver quais foram as últimas publicações feitas por amigos e familiares. Grupos podem ser criados em torno de temas de interesse e serem exibidos em uma outra área da página.
Os grupos também podem ser visitados na área de comunidades. Nela, também são organizados torneios, alguns com prêmios em dinheiro. O melhor imitador de Gary Brolsma, que ficou mundialmente conhecido com sua "Numa Numa Dance", uma dublagem da música "Dragostea Din Tei" -que virou "Festa no Apê", para os brasileiros- levará US$ 45 mil.

Sintonia fina
A criação de canais é outro recurso oferecido pelo site para agrupar vídeos de um mesmo autor ou sobre um mesmo tema. Os clipes desses canais podem ser entregues na caixa do usuário, como uma assinatura.
O canal campeão de audiência na história do YouTube é www.youtube.com/lonely girl15, uma seqüência de filmes de uma personagem identificada como Bree. O canal tem nada menos do que quase 7 milhões de espectadores.
É possível zapear pelos canais buscando grandes audiências, comediantes, músicos e parceiros, categoria na qual entram os grandes produtores de conteúdo, como as redes CBS e Fox. Mas, apesar de contarem com canais especiais, no todo, esses monstros da comunicação se misturam à massa anônima. A possibilidade de buscar vídeos por assunto ou por categoria acaba formando uma arena em que amadores e profissionais competem de igual para igual pela audiência.
(MARIANA BARROS)


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Faça você mesmo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.