São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

YouTube chegou na hora certa

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O YouTube foi eleito pela "Time" como a invenção do ano em 2006, quando foi vendido ao Google por US$ 1,6 bilhão. Na semana retrasada, o site chegou ao quinto lugar de audiência na internet, segundo o Alexa.com.
Muitos fatores contribuem para o sucesso do portal. Primeiro, o site surfou na onda da web 2.0, que valoriza o conteúdo gerado pelo usuário. Esse tipo de material mordeu 47% do mercado de vídeo on-line nos EUA, em 2006, segundo a empresa Screen Digest.
Outro ponto que fomentou o sucesso do YouTube foi a proliferação de celulares que fazem filmes e o barateamento de câmeras digitais.

Horizonte
Um dos desafios do YouTube é lidar com os proprietários de direitos autorais. Acordos e limitações no envio de vídeos mostram que o portal tenta acertar os ponteiros com a indústria.
Além disso, o site cuida para que não sejam exibidos vídeos pornográficos ou ofensivos. Essas cautelas acabam por diminuir o apelo do site. Serviços mais permissivos, como o LiveLeak.com, tentam ocupar esse espaço. (GVB)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Sites de vídeos apostam em diferenças
Próximo Texto: Cuidados ajudam a levar produções amadoras do anonimato ao estrelato on-line
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.