São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

celulares

Superfinos chegam com mais recursos

MULTIMÍDIA Novos aparelhos incorporam câmera, tocador de MP3 e Bluetooth e apresentam espessuras de até 16 mm

PAULA LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de dois anos de reinado do Motorola RAZR V3, que lançou a moda dos telefones finos, chega às lojas uma nova geração de celulares desse tipo, agora com mais recursos.
O RAZR V3, que tem 14 mm de espessura, ganhou um sucessor da própria Motorola, o KRZR, com versões CDMA e GSM. A Folha testou o K1, a versão GSM do telefone, que tem tocador de MP3 e câmera de 2 Mpixels.
O KRZR K1 é 2 mm mais grosso que seu antecessor, mas é menor nas duas outras dimensões.
Além do Motorola, foram testados o Samsung D820, com 15 mm de espessura, e o LG Blackslim, o mais fino dos três, com 10 mm. Esses modelos também são GSM.
O D820 e o Blackslim também têm câmera, mas de 1,3 Mpixel, e tocador de MP3. O Samsung é um celular "slider", enquanto o LG é do tipo barra e o Motorola, de flip.

Comparação
Os três telefones têm boa qualidade de áudio durante as ligações e também para ouvir música por fones de ouvido Bluetooth ou convencionais.
O celular da LG tem a navegação pelos menus mais fácil, com opções explicadas mais claramente.
O Samsung também tem navegação fácil no geral, mas a reportagem encontrou algumas dificuldades. Com fones Bluetooth já conectados ao aparelho, por exemplo, ao usar o tocador de MP3 foi necessário achar a opção para tocar a música no fone Bluetooth em vez de na caixa de som do celular.
O Motorola tem a navegação mais difícil dos três modelos. Para ativar a função Bluetooth, por exemplo, é necessário escolher Bluetooth, Configurar, Potência e depois Ligado.

Câmera
O Motorola, por ter câmera de 2 Mpixels, tira fotos com o maior tamanho.
Além disso, dos celulares testados, o Motorola tem o menor intervalo entre o momento em que se aperta o botão e o momento em que a foto é tirada.
O LG tem o modo de acessar a câmera mais parecido com o de uma câmera digital: a lente, na parte de trás do telefone, tem uma cobertura que desliza e ativa o modo de fotos. Aí, basta apertar um botão dedicado para tirar a foto.
Já o Motorola tem um botão dedicado na lateral do celular para ativar a câmera. O Samsung não tem atalho para a câmera; é preciso entrar no menu principal do aparelho.
O celular da Samsung, porém, facilita tirar auto-retratos, porque a câmera gira para a frente do aparelho. Desse modo, no entanto, a imagem no visor fica de ponta-cabeça.
No Motorola, é possível tirar auto-retratos com o celular fechado, visualizando a imagem no visor externo do aparelho.


Texto Anterior: Site leva shows para blogs
Próximo Texto: No exterior, modelos têm mais funções
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.