São Paulo, quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mensagens lançadas em redes sociais viram matéria-prima de obras de arte

DA REDAÇÃO

Os tuítes de celebridades estão virando arte nas mãos da designer Odessa Begay. Em seu Museum of Modern Tweets (tweetmuseum.com), ela publica interpretações bem-humoradas das postagens. Novos desenhos chegam toda terça-feira, "a não ser que minha mão caia e meu computador exploda", explica a artista.
Entre os destaques estão ilustrações de posts de Jim Carrey, Lance Armstrong, Lindsay Lohan e John Mayer. Carrey postou que a construção de uma casa na vizinhança o estava deixando louco com marteladas no início da manhã. Begay aproveitou e zombou da situação colocando a casa dos vizinhos em uma árvore e Carrey à beira de um ataque de nervos.
O Museum of Modern Tweets é apenas um exemplo de casos em que redes sociais são apropriadas pela arte.
Outro caso apontado pelo blog de tecnologia Mashable é a comunidade do Facebook I'll have my Facebook portrait painted by Matt Held (Eu terei o meu retrato do Facebook pintado por Matt Held, em português).
O grupo faz referência ao artista Matt Held, que mantém o blog www.portraitpainted.blogspot.com, no qual posta belos retratos que já fez de imagens de pessoas encontradas na rede.
Na primeira fase do projeto, Held fez apenas retratos e, em 2010, ele deve focar seu trabalho em recriar quadros históricos com a presença de pessoas encontradas em redes sociais.
Já Sophie Blackall, de Nova York, mantém o Missed Connections (missedconnectionsny.blogspot.com).
Ela posta desenhos inspirados em sites nos quais as pessoas procuram umas às outras. Esses sites são os equivalentes modernos das "mensagens em garrafas, sinais de fumaça e cartas escritas na areia", segundo a artista.


Texto Anterior: Tec-tec-tec
Próximo Texto: Segurança: Programa invade 75 mil computadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.