São Paulo, quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Barcelona capital do celular

Mobile World Congress, maior evento de telefonia do mundo, traz lançamentos da Microsoft e do Google

Manu Fernandez/Associated Press
MONUMENTAL
Vista área da Fira de Barcelona, centro de exposições onde ocorreu o Mobile World Congress, maior evento de telefonia do mundo, entre os dias 15 e 18 de fevereiro; os executivos-chefes Steve Ballmer, da Microsoft, e Eric Schmidt, do Google, fizeram apresentações no congresso


RAFAEL CAPANEMA
ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA

Não poderia haver indicativo melhor da importância do mercado móvel do que este: os executivos-chefes das duas maiores empresas de tecnologia do mundo, Steve Ballmer, da Microsoft, e Eric Schmidt, do Google, fizeram questão de dar as caras no Mobile World Congress, em Barcelona, maior evento de telefonia do mundo.
Ambas as empresas teceram loas à entidade do telefone celular em manifestações que pareciam tão sinceras quanto motivadas pelas cifras bilionárias que esse mercado movimenta. "Um telefone não é mais apenas um telefone. É um alterego, uma extensão de nós mesmos", afirmou Schmidt. Joe Belfiore, vice-presidente da área do Windows Phone na Microsoft, repetiu quatro vezes a frase "um telefone não é um PC": "Eu amo o PC, mas o celular é um dispositivo muito mais íntimo", afirmou.
E foram Google e Microsoft que dividiram a atenção dos visitantes que passaram pela feira neste ano, entre segunda e quinta-feira passada.
De um lado estava o grande lançamento da Microsoft, o Windows Phone 7 Series, nova versão do sistema operacional móvel reescrita da estaca zero para suplantar o antiquado Windows Mobile.
Do outro lado estava o Android, sistema do Google presente tanto em novos modelos de celular quanto em outros tipos de dispositivo, como os tablets (computadores com tela sensível ao toque).
Apesar de não ter participado da feira -a empresa prefere promover os próprios eventos-, a Apple estava onipresente no Mobile World Congress.
Muitas das novidades da feira, quando não diretamente relacionadas aos produtos da empresa de Steve Jobs, como o iPhone e o iPad, ecoavam inovações por ela consagradas, como a tela sensível ao toque e as lojas de aplicativos.

47 mil
visitantes de 182 países passaram pelo Mobile World Congress, de acordo com a organização do evento, que ocorreu de 15 a 18 de fevereiro, na Fira de Barcelona

1.300
empresas apresentaram seus produtos e serviços no Mobile World Congress, evento considerado a maior feira de telefonia do mundo


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Saiba como produzir um blog a partir de um simples e-mail
Próximo Texto: Steve Jobs leva prêmio do evento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.