São Paulo, quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setor tem custo elevado e queixas

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar da expansão do mercado de telefones inteligentes, o uso da internet por meio desses dispositivos ainda é pequeno. Das pessoas que têm smartphones, apenas 19% usam o acesso à internet WAP, segundo a ferramenta Target Group Index, do Ibope Mídia Ibope. Uma das causas pode ser o custo da ligação de celular, que é o segundo mais caro do mundo -R$ 0,45 por minuto- e acaba refletindo no preço do pacote de dados.
"O modelo brasileiro é diferente do europeu e do norte-americano. Estamos em um país muito grande e as tarifas variam muito de um local para outro, além da carga tributária que é alta", diz Takayanagi. "Mas a Anatel já contratou uma consultoria que vai realizar um trabalho de avaliação do real custo da ligação de aparelhos celulares no Brasil. A tendência é que o preço caia depois de um período de 18 a 24 meses", completa o gerente.
A Fundação Procon-SP alerta que, como a telefonia celular é um dos assuntos que mais têm reclamações registradas no órgão, o consumidor deve ter cautela antes da compra não pode se deixar levar apenas pelos apelos publicitários.
Até dezembro de 2008 (os dados de 2009 ainda não foram divulgados), a TIM Celular era a operadora com mais reclamações: ficou em terceiro lugar no ranking geral, com 426 reclamações não atendidas de um total de 892. A fabricante Sony Ericsson foi a décima do ranking, com 82 reclamações não atendidas de um total de 531. (AO)


Texto Anterior: Guia do celular: Elite brasileira quer mais smartphones
Próximo Texto: Cresce presença de celulares inteligentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.