São Paulo, quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vírus também ameaçam smartphones

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os smartphones também se assemelham a PCs quando o assunto é segurança. Sua crescente popularidade e seu uso para armazenamento de dados confidenciais e execução de tarefas bancárias torna-os um alvo muito atraente para criminosos virtuais.
Tome cuidado ao instalar aplicativos de origem desconhecida, que podem prejudicar o aparelho.
Fique atento ao phishing, método de fraude que geralmente usa mensagens, e-mails e sites falsos para captura de informações sigilosas.
Quando possível, conecte-se a uma rede 3G, que geralmente oferece mais segurança do que redes 2G e Wi-Fi públicas. Estas, por sinal, podem ser alvo fácil de espiões. E desative a conexão Bluetooth do dispositivo quando não precisar usá-la.
Essas medidas pouco adiantarão se o celular parar em mãos alheias, que podem simplesmente roubá-lo ou instalar um software malicioso nele. Senhas e criptografia podem ser úteis nessas horas.
Soluções de empresas como Kaspersky e F-Secure, famosas por produtos para PCs, incluem recursos que permitem apagar os dados de um aparelho roubado, além de descobrir a sua localização.
Por fim, faça backup dos dados armazenados no celular, seja na internet ou no seu computador pessoal. (EMERSON KIMURA)


Texto Anterior: Aumentam opções com o sistema do Google no Brasil
Próximo Texto: Programas gerenciam presença em redes sociais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.