São Paulo, Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os softs para ver TV ao vivo na rede

da Reportagem Local

A maioria dos programas utilizados para fazer a recepção de sons e de imagens ao vivo pela rede, conhecidos como media streaming no informatiquês, é grátis e pode ser transferida a partir dos sites dos fabricantes.
A Folha testou as versões mais recentes dos softs "RealPlayer G2", "VDO Live", "Windows Media Player" e "Earth Tuner".
A missão desses softs é fazer a compressão e descompressão de imagens e sons transmitidos pela Internet para que sejam reproduzidos no micro.
O "RealPlayer G2", da RealNetworks, é um dos softs mais completos do mercado e o mais utilizado pelos sites que transmitem programação ao vivo. A instalação do software no micro não requer muitos ajustes.
Depois de transferido do site do fabricante, basta clicar sobre o arquivo e iniciar a instalação, que não dura mais do que dez minutos.
Entre os recursos do "G2" está um conjunto de canais diretos de rádios e TVs do mundo inteiro, que podem ser acessados sem carregar o programa de navegação.
Se a conexão com a rede for veloz, o "G2" permite que o tamanho da tela seja ajustado para ocupar todo o monitor.
Outra novidade do "G2" é que a tela do software também funciona como um navegador, permitindo que o internauta utilize os links e atalhos apresentados.

"VDO Live"
A instalação do "VDO Live Player" também é bem intuitiva. O internauta tem apenas de clicar sobre o arquivo transferido pela rede para a instalação iniciar automaticamente.
Os recursos do "VDO" são bem modestos e lembram muito as primeiras versões do "RealPlayer". Na tela do programa existem apenas os controles para parar a imagem e controlar o volume.
Nos menus não existe sequer um link direto para rádios ou TVs na rede. O que existe são endereços de sites com programação -alguns fora do ar- , que têm de ser abertos primeiro no navegador para serem assistidos no "VDO". Depois de tanta labuta, o internauta ainda tem de se consolar com a tela minúscula do soft, que não pode ser aumentada.

"Windows Media Player"
A instalação do "Windows Media Player", da Microsoft, segue os mesmos passos dos softs anteriores. Para a apresentação dos vídeos, o programa tem as mesmas limitações do "VDO" e depende do navegador para acessar os canais que transmitem a programação na rede. Não há controles para alterar o tamanho da tela.
O ponto forte do "Windows Media Player", que justifica sua transferência para o micro, é a versatilidade para reproduzir outros formatos de arquivos compactados de som, como o MP3, e de vídeo, como o MPEG.

Alternativo
Menos conhecido, o "Earth Tuner" é um soft que utiliza o sistema de recepção do "RealPlayer" para mostrar as imagens.
A vantagem dele é que o internauta tem uma quantidade maior de canais de rádio e de TV para sintonizar, pois o soft tem um sistema que faz a atualização automática da programação pela Internet.

RealPlayer G2

Site: www.real.com
Tamanho: 2,7 Mbytes
Tempo de transferência: 40 minutos, com modem de 33,3 mil bps
Preço: grátis

VDO Live Player

Site: www.vdo.net
Tamanho: 2 Mbytes
Tempo de transferência: 30 minutos, com modem de 33,3 mil bps
Preço: grátis

Earth Tuner

Site: www.earthtuner.com
Tamanho: 2,6 Mbytes
Tempo de transferência: 40 minutos, com modem de 33,3 mil bps
Preço: grátis para testes (shareware)

Windows Media Player

Site: wmg.netcastnetwork.com (link no pé da página)
Tamanho: 2,4 Mbytes
Tempo de transferência: 36 minutos, com modem de 33,3 mil bps
Preço: grátis



Texto Anterior: Entenda os problemas das transmissões on line
Próximo Texto: Veja programas de TV on line do mundo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.