São Paulo, quarta-feira, 24 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

primeiras impressões

Aparelho USB capta TV em alta definição

DIGITAL >> Xtreme permite agendar gravação de programas no computador, conectar videocassete e sintonizar rádio FM

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Xtreme, da Visus TV (www.visustv.com.br), é um sintonizador USB que permite assistir, no computador, à programação digital das emissoras abertas em alta definição.
O aparelho tem o formato de um pendrive mais corpulento. Para captar a transmissão digital, é preciso conectar a ele uma pequena antena inclusa, com tamanho quase igual ao do sintonizador, e instalar o software TotalMedia por meio do CD que vem com o produto.
Com preço sugerido de R$ 299, o Xtreme ainda é capaz de sintonizar rádio FM e de fazer a ponte entre o computador e filmadoras, câmeras analógicas e digitais, tocadores de DVD e videocassetes por meio dos cabos inclusos: um A/V de áudio e vídeo, um USB e um conversor de vídeo PAL Secam, PAL-M, PAL-N e NTSC. O aparelho inclui ainda um pequeno controle remoto.
Além da transmissão digital, é possível ver TV analógica no computador: basta conectar o cabo ao aparelho, por meio de um adaptador que vem com o aparelho.
A Folha testou o Xtreme em um monitor de 24 polegadas com resolução de 1.920x1.200, ideal para a exibição de vídeo em alta definição. Quando há problemas para captar o sinal em alta definição (FullSeg), é possível ver as emissoras no padrão 1Seg, de baixa definição.

Gravação
O Xtreme permite gravar programas no disco rígido. A gravação pode ser agendada com antecedência -basta selecionar as atrações na lista fornecida pelas emissoras.
Um vídeo em alta definição pode ocupar vários Gbytes -por isso, é interessante ter bastante espaço livre no disco se a ideia é gravar muitos programas. O fabricante recomenda pelo menos 20 Gbytes livres.
A Folha só conseguiu abrir o arquivo de vídeo gerado pela gravação, no formato MPG, no próprio programa TotalMedia. Na última versão do Windows Media Player, incluído no Windows, só foi possível ouvir o áudio. No tocador multimídia gratuito VLC media player (www.videolan.org/vlc), famoso pela capacidade de reproduzir os formatos mais extravagantes, aparece apenas a imagem, sem som.

Requisitos mínimos
Os requisitos mínimos de sistema são Windows XP com Service Pack 3, Windows Vista ou superior, processador Intel Pentium 4 de 2,2 GHz, Pentium M de 1,3 GHz ou AMD Athlon 64 equivalente (para alta definição, é necessário pelo menos um Pentium 4 de 2,8 GHz, um Pentium M de 1,7 GHz ou um AMD Athlon 64 equivalente), 512 Mbytes de RAM para Windows Vista, 256 Mbytes para Windows XP, uma porta USB 2.0, placas de áudio e vídeo com suporte para DirectX 9 ou superior, 1 Gbyte de espaço livre em disco e uma unidade de CD-ROM ou DVD-ROM (para a instalação do software e dos drivers).


Texto Anterior: Império: Google está desenvolvendo plataforma de TV
Próximo Texto: Modem 3G permite conexão rápida à internet e exibição de TV digital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.