São Paulo, quarta-feira, 24 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça programas de descarte para pilhas e baterias

DA REPORTAGEM LOCAL

"As baterias dos aparelhos podem ser enviadas a lugares especiais para recuperação do cobalto, níquel e cobre", recomenda o relatório de lixo eletrônico da ONU. As pilhas e baterias também trazem substâncias tóxicas como chumbo, cádmio e mercúrio, que podem prejudicar a saúde. A sua forma de ajudar na prevenção disso é fazer o descarte do resíduo de maneira correta.
Uma opção é o descarte no programa Papa-Pilhas, do Banco Real, que recolhe pilhas e baterias portáteis e as encaminha para a reciclagem. Os coletores estão presentes em grande parte das agências do banco e em agências do Santander, segundo a entidade. Veja mais em bit.ly/pilhasbancoreal.
Para descarte de baterias, lâmpadas, celulares e bateria do tipo chumbo-ácido, é possível consultar o PRAC (Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada). Veja em www.prac.com.br.
Em bit.ly/descartevalvolandia, você encontra endereços em São Paulo para enviar baterias recarregáveis.
A Drogaria São Paulo (www.drogariasaopaulo.com.br) também recolhe o material em suas unidades no Estado de São Paulo. Segundo dados da rede, mais de 70 toneladas de pilhas e baterias usadas já foram recolhidas.

Armazenamento
O site do Mutirão de Lixo Eletrônico, do governo de São Paulo, dá dicas para lidar melhor com pilhas e baterias. Uma dica é utilizar os aparelhos já economizando no uso de energia, já que isso também custa ao ambiente.
Também é importante não misturar pilhas novas com velhas e não guardar as antigas dentro de casa. Assim que possível, leve-as para um posto de coleta, já que vazamentos podem fazer mal à saúde.

Norma
Em resolução de 1999, o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) estabelece que as pilhas e baterias que contenham em sua composição certos tipos de substância devem ser entregues, após o seu esgotamento, pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistências técnicas das indústrias. Leia sobre a resolução em bit.ly/pilhasconama. (AD)


Texto Anterior: Ranking do Greenpeace avalia fabricantes de eletrônicos
Próximo Texto: Reportagem de capa: Saiba fazer o descarte correto do e-lixo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.