São Paulo, Quarta-feira, 24 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA

Brasil vai sediar Copa do Mundo de robôs

VIVIANE ZANDONADI
free-lance para a Folha

Os robôs estão correndo atrás da bola. Começa hoje e vai até o próximo domingo, em Porto Alegre, a 2ª Copa Brasil de Futebol de Robôs.
A competição é eliminatória para a 4ª Copa do Mundo, que vai ser realizada no mês de agosto, em Campinas, envolvendo 33 times de 13 países. Em 98, o campeonato mundial foi realizado na França. O Brasil ficou em segundo lugar.
A Copa Brasil conta com quatro equipes, incluindo a atual campeã brasileira, a Bravo, do CTI (Centro Tecnológico para Informática), de Campinas. Participam também: Carrossel Caipira, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru; Mineirosot, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), e Os Minuanos, da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
As equipes são formadas por pesquisadores e estudantes.

Bola de golfe
Cada time conta com três robôs (cubinhos de 7,5 cm) -um goleiro e dois atacantes- , que são controlados por micro do tipo PC.
Todos correm atrás de uma bolinha de golfe cor-de-laranja.
Uma câmera de vídeo filma o jogo, a dois metros de altura, e informa ao computador as posições dos jogadores e da bola no campo de 130 cm X 150 cm.
Um software compila os dados e, com base nessas informações, o micro envia aos jogadores comandos para que completem as jogadas.

Na Internet
Para quem quiser saber mais sobre regras e resultados, há endereços na Internet. A Copa Brasil está em www.ee.pucrs.br/futrobo. E o campeonato mundial está em www.firaas.cti.br.


Texto Anterior: Pais encontram guia do bebê on line
Próximo Texto: Perigo: Agressão on line ameaça os sinceros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.