São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tec-tec-tec

Saiba como se proteger de boatos que circulam na web

Na semana passada, devido aos ataques do PCC em São Paulo, a internet foi invadida por e-mails que propagavam boatos e ajudaram a aumentar em 10% o tráfego da rede no Estado. Esse tipo de mensagem eletrônica é conhecida como hoax, uma piada de mau gosto que se aproveita da inocência dos internautas para circular.
Identificar esses boatos, entretanto, é tarefa simples. A maior parte deles utiliza recursos comuns entre si. Um dos mais recorrentes é o pedido, ao final da mensagem, para que ela seja repassada ao maior número de pessoas possível.
Um exemplo clássico é o trecho "...é importante que essa informação seja enviada para vizinhos, parentes, amigos, listas na internet, enfim, qualquer lugar onde ela possa ser vista e passada adiante". No campo assunto dos boatos virtuais há também algumas palavras bastante recorrentes. Algumas delas são: "Alerta!", "Urgente!", "Se você receber uma mensagem..." e "Cuidado!".
O abuso de palavras escritas em letras maiúsculas, tanto no corpo quanto no campo assunto do e-mail, e o uso do imperativo, também são forte indicativos de hoaxes.


Texto Anterior: Micro é para brilhar
Próximo Texto: Veja onde saber mais sobre os falsos e-mails
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.