|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Feira de videogames na Alemanha deixa público avaliar lançamentos
PABLO MIYAZAWA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE LEIPZIG
A Europa respirou jogos eletrônicos durante a última semana.
Realizada na cidade de Leipzig
(região leste da Alemanha), a
quarta versão do evento Games
Convention (www.gc-germany.de) recebeu mais de 134 mil visitantes entre 18 e 21 de agosto, um
crescimento de quase 30% em relação à edição anterior.
Neste ano, apresentaram-se 280
exibidores de 15 países (25 a mais
do que no ano passado), que mostraram 189 produtos inéditos para
o mercado europeu, ocupando
cerca de 80 mil metros quadrados
de área de exposição. Os números
sagram a GC a maior feira exclusivamente dedicada ao entretenimento digital do continente.
Aberta ao público -o ingresso
custava 7 por dia (por volta de
R$ 20)-, a GC teve um clima festivo e familiar. "Metade dos visitantes tinha menos de 20 anos,
com destaque para a faixa entre 14
e 17 anos", disse Angela Schierholz, coordenadora do evento.
Segundo dados divulgados pela
GC, o mercado de games europeu
movimentou 99,7 milhões em
vendas de software durante o ano
fiscal de 2004. De olho nesse mercado, as principais empresas do
setor mostraram o que têm (ou
pretendem vir a ter) de melhor.
Novidades
A Microsoft concentrou suas
forças na apresentação do Xbox
360 ao público europeu. Telões
exibiam cenas de futuros games e
consoles amarrados a árvores podiam ser manuseados pelos visitantes. O videogame deve ser lançado no último bimestre de 2005
no Japão, EUA e Europa e já tem
preços definidos.
A embalagem com o console,
um controle sem fio, um disco rígido de 20 Gbytes e acessórios,
custará US$ 399 (cerca de R$
1.000) nos EUA. Já a versão "limpa", sem acessórios nem disco rígido, será vendida por US$ 299
(cerca de R$ 750) nos EUA.
Na Sony, a atração foi o portátil
PSP, cujo lançamento na Europa
está previsto para 1º de setembro.
Centenas de unidades do console,
equipadas com jogos, filmes e
acesso à internet, podiam ser experimentadas pelos visitantes. No
PlayStation 2, foram exibidos jogos como Pro Evolution Soccer 5
(lançado recentemente no Japão
com o nome Winning Eleven 9) e
Resident Evil 4.
A Nintendo concentrou forças
em sua linha de jogos para o portátil Nintendo DS. Títulos como
Nintendogs (simulador canino ao
estilo Tamagotchi) e Mario Kart
DS estavam entre os favoritos dos
visitantes. No GameCube, o destaque foi The Legend of Zelda:
Twilight Princess.
Já no PC, as novidades ficaram
por conta de seqüências de séries
já consagradas, como The Lord of
the Rings: Battle for Middle-Earth
2, Fifa 2006 e Age of Empires 3.
O evento teve ainda um pavilhão dedicado ao GC Family, espaço destinado aos softwares para
uso educativo. Exposições de casemodding (modificação visual
de torres de computador), leilões
beneficentes, shows musicais e
torneios de esporte eletrônico, como o World Cyber Games, dividiam espaço com os estandes das
produtoras de jogos.
Pablo Miyazawa é editor-executivo da
revista "EGM Brasil"
(www.egmbrasil.com.br)
Texto Anterior: Saiba como entrar de graça nesse universo Próximo Texto: Multimídia: Gravador digital mantém qualidade de vídeo Índice
|