São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feira de videogames na Alemanha deixa público avaliar lançamentos

PABLO MIYAZAWA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE LEIPZIG

A Europa respirou jogos eletrônicos durante a última semana. Realizada na cidade de Leipzig (região leste da Alemanha), a quarta versão do evento Games Convention (www.gc-germany.de) recebeu mais de 134 mil visitantes entre 18 e 21 de agosto, um crescimento de quase 30% em relação à edição anterior.
Neste ano, apresentaram-se 280 exibidores de 15 países (25 a mais do que no ano passado), que mostraram 189 produtos inéditos para o mercado europeu, ocupando cerca de 80 mil metros quadrados de área de exposição. Os números sagram a GC a maior feira exclusivamente dedicada ao entretenimento digital do continente.
Aberta ao público -o ingresso custava 7 por dia (por volta de R$ 20)-, a GC teve um clima festivo e familiar. "Metade dos visitantes tinha menos de 20 anos, com destaque para a faixa entre 14 e 17 anos", disse Angela Schierholz, coordenadora do evento.
Segundo dados divulgados pela GC, o mercado de games europeu movimentou 99,7 milhões em vendas de software durante o ano fiscal de 2004. De olho nesse mercado, as principais empresas do setor mostraram o que têm (ou pretendem vir a ter) de melhor.

Novidades
A Microsoft concentrou suas forças na apresentação do Xbox 360 ao público europeu. Telões exibiam cenas de futuros games e consoles amarrados a árvores podiam ser manuseados pelos visitantes. O videogame deve ser lançado no último bimestre de 2005 no Japão, EUA e Europa e já tem preços definidos.
A embalagem com o console, um controle sem fio, um disco rígido de 20 Gbytes e acessórios, custará US$ 399 (cerca de R$ 1.000) nos EUA. Já a versão "limpa", sem acessórios nem disco rígido, será vendida por US$ 299 (cerca de R$ 750) nos EUA.
Na Sony, a atração foi o portátil PSP, cujo lançamento na Europa está previsto para 1º de setembro. Centenas de unidades do console, equipadas com jogos, filmes e acesso à internet, podiam ser experimentadas pelos visitantes. No PlayStation 2, foram exibidos jogos como Pro Evolution Soccer 5 (lançado recentemente no Japão com o nome Winning Eleven 9) e Resident Evil 4.
A Nintendo concentrou forças em sua linha de jogos para o portátil Nintendo DS. Títulos como Nintendogs (simulador canino ao estilo Tamagotchi) e Mario Kart DS estavam entre os favoritos dos visitantes. No GameCube, o destaque foi The Legend of Zelda: Twilight Princess.
Já no PC, as novidades ficaram por conta de seqüências de séries já consagradas, como The Lord of the Rings: Battle for Middle-Earth 2, Fifa 2006 e Age of Empires 3.
O evento teve ainda um pavilhão dedicado ao GC Family, espaço destinado aos softwares para uso educativo. Exposições de casemodding (modificação visual de torres de computador), leilões beneficentes, shows musicais e torneios de esporte eletrônico, como o World Cyber Games, dividiam espaço com os estandes das produtoras de jogos.


Pablo Miyazawa é editor-executivo da revista "EGM Brasil" (www.egmbrasil.com.br)


Texto Anterior: Saiba como entrar de graça nesse universo
Próximo Texto: Multimídia: Gravador digital mantém qualidade de vídeo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.