São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Site de vídeo se inspira em microblogs

EM MOVIMENTO >> No 12seconds, que está mais para Twitter do que para YouTube, usuários mostram o que estão fazendo

Reprodução
Perfil da jornalista Veronica Belmont no site de vídeos curtos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Andy Warhol estava quase certo sobre todos terem 15 minutos de fama. Ele não sabia que, na era dos vídeos da internet, o tempo cairia para 12 segundos.
No 12seconds (12seconds.tv), site que permite que as pessoas mostrem por meio de vídeos o que estão fazendo em um dado instante, esse é o tempo exato de cada vídeo. Nem menos, nem mais.
O 12seconds é o resultado de mudanças provocadas pelo crescente combate à pirataria de vídeos protegidos por direitos autorais e pelo aumento do consumo de vídeos amadores na internet.
O limite de 12 segundos é quase proibitivo para quem deseja postar até mesmo trechos de programas de TV ou de filmes, tornando o site um recanto para o conteúdo amador. Para o americano Sol Lipman, que fundou o site em janeiro deste ano, o limite "é um estímulo para a criatividade". Mas ele não entra nessa história de fama: para ele, celebridade digital é coisa para o YouTube.

Comida mexicana
O distanciamento feito pelo próprio fundador entre 12seconds e YouTube tem uma lógica que vai além do fato de que os dez empregados do site são pagos com "comida mexicana e cerveja", enquanto o YouTube é parte do império do Google.
O 12seconds não está entrando no mercado de vídeos, no dizer de Lipman. O alvo do site é o ainda pouco explorado universo dos microblogs, no qual o Twitter é o nome mais conhecido. No microblog, pessoas postam mensagens com limite de 140 caracteres para dizer o que estão fazendo. No 12seconds, o texto dá lugar ao vídeo.

Acesso restrito
A participação no site é restrita apenas a convidados. Resta saber como os usuários -e o sistema- irão lidar com grandes quantidades de vídeos, mesmo que curtos, ou como poderão responder a eles. Lipman, porém, diz que, para cada pessoa gravando material, existem 60 assistindo a ele. Haja curiosidade.
Para ganhar convite gratuito para o 12seconds, visite o blog deste caderno, o Circuito Integrado (circuitointegrado.folha.blog.uol.com.br), que traz orientações sobre a promoção.
(BRUNO ROMANI)


Texto Anterior: Teste USP: Notebook Vostro substitui bem o desktop
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.