São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blip.fm transforma usuário em DJ

Rede que pergunta o que você está ouvindo permite criar seleções e integrá-las a sites como o Twitter

DA REPORTAGEM LOCAL

Se você é adepto das redes sociais, é provável que já tenha recebido convite para mais um serviço: o Blip.fm, endereço que transforma qualquer pessoa em DJ.
Enquanto no Twitter (www.twitter.com) o mote é "o que você está fazendo?", no Blip é "o que você está ouvindo?" -o que permite aos usuários compartilhar seu gosto musical, conhecer o tipo de som que os amigos curtem e, ainda, descobrir novos artistas. O serviço é gratuito.
Para criar sua estação musical, acesse blip.fm, invente o seu codinome de DJ, coloque seu e-mail e clique em Create.
Você tem a opção de importar seu catálogo de endereços ou convidar manualmente seus amigos -como o site virou febre entre usuários brasileiros, evite encher a caixa de entrada de seus contatos, clicando em Skip this.
Na tela seguinte, você encontra três espaços para preencher com nomes de bandas ou de músicas de que gosta.
Com base nas respostas, o Blip encontra pessoas que têm referências parecidas com as suas -você pode adicioná-las como favoritas.
Em seguida, você vai para sua página, em que aparecem as músicas escolhidas por você e, também, as de sua rede de contatos.
Clicando na página inicial do site, você consegue ver o que os demais usuários estão ouvindo.
Para começar a brincar de DJ, indique na caixinha "What are you listening to?" o nome de banda ou música, clique em Blip e acrescente uma descrição. Depois, basta dar OK.
O Blip indica outros usuários que escolheram a mesma música que você. Clicando em uma estrelinha, você adiciona a música à sua Playlist.
Uma ferramenta divertida do site é o Props, sinais de respeito que podem ser dados para aqueles DJs que você admira ou que, simplesmente, "bliparam" uma música de que você gosta. Cada usuário começa com dez Props. Quanto mais elogios recebe, ganha mais para distribuir.
O Blip busca resultados em sites como YouTube e Skreemr.com. Como os arquivos ficam espalhados pela rede, é difícil controlar os direitos autorais -o que pode evitar o fechamento do site, como ocorreu com o Muxtape.
As músicas são tocadas em streaming, sem necessidade de arquivamento no disco.

Integração
O site permite que você faça integração com outros endereços da rede. Assim, cada vez que você escolher uma música, seu perfil em outros sites receberá a informação, compartilhando-a com seus contatos.
Para integrar sua conta do Blip com outros sites, clique em Settings e, em seguida, em Services. Escolha se quer integrar a estação musical com Twitter, FriendFeed, Pownce, Tumblr, LiveJournal, Jaiku e Audioscrobbler. (DA)


Texto Anterior: TV on-line: Joost agora pode ser visto do navegador
Próximo Texto: Reportagem de capa: Estúdios planejam superloja de downloads
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.