São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Navegador GPS vem com bafômetro

DA REPORTAGEM LOCAL

A polêmica lei seca reduziu o número de mortes no trânsito, fez donos de bares e restaurantes se sentirem prejudicados e, agora, pode ajudar a vender um navegador GPS com bafômetro integrado, o NDrive G400.
Para fazer o teste, basta soprar continuamente em um sensor na lateral do aparelho, que indica o número aproximado de gramas de álcool por litro de sangue (g/l).
Mas os resultados devem ser interpretados com cautela: antes da medição, surge na tela um aviso informando que o teste é "meramente indicativo".
Além disso, a Folha constatou que o G400, criado por uma empresa de Portugal, não está adaptado aos limites estabelecidos pela nova lei brasileira, uma das mais rígidas do mundo: ao apontar nível "entre 0,2 e 0,4 g/l", o aparelho apenas aconselhou que o usuário dirigisse com cuidado.
Se esse nível de concentração fosse constatado no bafômetro da polícia, porém, o motorista seria punido com multa de R$ 955, sete pontos na carteira de habilitação, suspensão do direito de dirigir por um ano e retenção do veículo -conseqüências previstas para a partir de 0,2 grama de álcool por litro de sangue (de 0,6 g/l em diante, a punição inclui detenção de seis meses a três anos).
No modo de navegação GPS, o G400 não exibe claramente o nome da via em que o motorista está nem o nome daquela para a qual ele deve seguir -o que complica a vida do usuário, principalmente nas emaranhadas ruas de São Paulo, onde a Folha testou o aparelho.
O G400 conta também com aviso de radares de velocidade, que funciona muito bem. Com tela de 3,5 polegadas sensível ao toque, o aparelho também exibe fotos, toca vídeo e música e inclui joguinhos. Custa R$ 899 em www.americanas.com.br. (RC)


Texto Anterior: Celular pode ser usado com 2 chips
Próximo Texto: Câmbio digital acelera bicicletas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.