São Paulo, quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Próximo Texto | Índice

Cavaleiro solitário

Modem para rede celular liberta o laptop e permite a navegação na internet em regiões afastadas

Antonio Gaudério/Folha Imagem
Minimodem que permite acesso à rede celular fica encaixado na porta USB e amplia a mobilidade do computador portátil

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Esqueça a caça por um ponto Wi-Fi. O aumento da venda de notebooks neste ano veio acompanhado de um novo equipamento oferecido pelas operadoras de telefonia celular-o minimodem USB.
Menor do que um mouse convencional, o minimodem dá mais liberdade a um notebook -é só estar sob a cobertura de uma rede de celular que acesse também a internet para sair navegando e mandando e-mails.
Os preços, para uma quantidade apenas razoável de tráfego de dados, ainda são altos, e é preciso pagar pelo modem nos pacotes mais simples das operadoras Claro, TIM e Vivo, que são avaliados nesta edição.
Antes, os notebooks podiam usar cartões PCMCIA, que continuam disponíveis, com a mesma função. Mas o conector para esse acessório é hoje menos comum. E os computadores de mesa têm entrada USB e podem receber o modem para acesso pela rede celular a internet -uma solução para lugares onde a banda larga ainda não chegou. Ou seja, a novidade é mais versátil.
Os serviços são uma ótima opção de internet móvel -o modem USB pode ser carregado no bolso, e, mesmo no trânsito, permite navegar na internet sem soluços -quando está nas redes de maior velocidade das operadoras.


Próximo Texto: Tec-tec-tec: TV no celular amplia rede 3G
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.