São Paulo, quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sofisticado, iPod Touch é mais caro e guarda menos músicas que o Classic

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

É bonitão, fininho, prático e fácil de usar. Mas não esqueça de lavar as mãos antes de mexer no iPod Touch.
O novo aparelho da Apple tem os mesmos design e interface do iPhone, o telefone lançado recentemente pela empresa. A diferença básica entre um e outro é que o iPod Touch não faz ligações telefônicas.
O manuseio é feito por meio de uma tela sensível ao toque, de 3,5 polegadas (tamanho bom), em que estão colocados diversos ícones -há apenas um botão: embaixo da tela, usado para iniciar o menu principal.
Basta tocar o dedo no ícone Música e abre-se a lista de canções armazenadas no aparelho (como no iPod, as faixas podem ser organizadas por artistas, álbuns, gêneros etc.).
O iPod Touch é compatível com vídeos e fotos. Uma das grandes qualidades do aparelho é o manuseio de fotos. Se você está com o iPod em sua posição vertical, a imagem aparece verticalmente. Se deixar a tela na horizontal, a imagem muda automaticamente para essa posição. Com os dedos, é possível dar zoom na foto, esticá-la ou diminuí-la.
Outro ponto a favor do gadget é a conexão Wi-Fi. Com o iPod Touch, dá para acessar a internet, por meio do navegador Safari. E vem instalado um aplicativo que leva diretamente ao YouTube.
Calculadora, calendário e agenda são outros acessórios. Há ainda um ícone de atalho à loja iTunes, mas o recurso não pode ser acessado do Brasil.
Seus dedos ficam em contato direto com a tela. Assim, não brinque com o aparelho enquanto comer salgadinhos, pipoca ou outros quitutes.
Um ponto fraco no iPod Touch é a quantidade de informações que ele comporta. É vendido em duas versões: a maior tem 16 Gbytes, ao custo de US$ 399 nos Estados Unidos (o de 8 Gbytes custa US$ 299). O que é bem pouco se comparado aos 160 Gbytes de armazenamento do iPod Classic (custo: US$ 349), lançado pela Apple junto com o iPod Touch.
Segundo a empresa, a bateria dura cerca de 22 horas, ouvindo-se música, ou cinco horas, com vídeo (não há especificações em relação à navegação na internet).
O modelo testado ainda não está à venda no Brasil.


Texto Anterior: Empresa vive guerra de preços no país
Próximo Texto: Leopard: Sistema operacional custará a partir de R$ 232
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.