São Paulo, quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste USP

Pequeno dispositivo USB protege redes

SEGURANÇA > De configuração simples, aparelho permite controlar acesso a sites e evitar execução de arquivos indesejados

LUCAS ALBERS CUMINATO
JOSÉ ALBERTO CUMINATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A segurança das redes de computadores é um assunto que está novamente em destaque, pois cresce a freqüência dos ataques. Um bom sistema de proteção deve ser implementado para que os dados estejam completamente seguros.
O Blindata, da empresa HydraNet, oferece uma solução que reúne tanto a parte de hardware como a de software e possibilita a monitoração e a segurança de uma rede de até 30 computadores.
O aparelho é um dispositivo USB de armazenamento de dados com capacidade de 512 Mbytes ou 4 Gbytes, dependendo do modelo. O software é um sistema operacional baseado na versão gratuita do Linux CentOS 4.4, que foi modificado pela HydraNet focando principalmente na questão da segurança na rede.
Ele já vem instalado no dispositivo, sendo necessário apenas que o computador no qual será conectado tenha a opção de inicialização (boot) via USB.
O sistema não precisa ser instalado, já que todas as informações necessárias para o boot e todos os arquivos de pré-configuração estão contidos no dispositivo. Ao iniciar o sistema, ele identifica e configura os componentes de hardware instalados no computador. Caso algum componente não seja identificado, há a possibilidade de fazer uma instalação manual do programa adaptador (driver) daquele componente específico.
O sistema é iniciado em alguns minutos. Após estar em funcionamento, pode ser configurado via interface web em qualquer estação da rede.
Apesar de ter uma interface simples e intuitiva, a configuração via web possui algumas limitações -para configurações mais avançadas, o usuário deve ter acesso aos arquivos de configuração. Isso é possível via SSH ou acessando fisicamente o computador no qual o sistema está em funcionamento. Por ser um sistema de segurança e monitoramento de redes, o dispositivo da HydraNet deve ser configurado em uma máquina que fique entre a conexão para a internet e os outros computadores da rede do usuário.
Sendo assim, o sistema fica responsável por compartilhar o acesso à web, adotando políticas de segurança e de monitoramento definidas pelo administrador.

Interface
A interface web permite configurar quais sites os usuários poderão acessar ou quais serão bloqueados. Pode-se também bloquear extensões de arquivos, como EXE ou MP3.
Nesses exemplos, caso o usuário tente acessar um site bloqueado ou baixar um arquivo bloqueado, receberá no seu browser uma mensagem de erro dizendo que aquele conteúdo não pode ser acessado. O monitoramento da rede pode ser feito pela análise dos relatórios que o sistema gera. Algumas políticas de segurança já estão pré-configuradas no firewall do sistema e atendem às necessidades da grande maioria dos usuários. Há ainda opções avançadas, quando se tem acesso direto aos arquivos de configuração do sistema, que necessitam de conhecimento bastante técnico por parte do administrador para serem ativadas.
Algumas outras opções interessantes também estão presente no software, como a criação de conexão segura entre pontos remotos de uma rede e a verificação e bloqueio de e-mails e arquivos por meio de programas antivírus e anti-spam.
As bases de dados do antivírus e do anti-spam são atualizadas remotamente pelos técnicos da HydraNet. Esses serviços são oferecidos apenas na versão completa do Blindata. O programa recebido pelo Teste USP é gratuito e não oferece esses últimos recursos listados. Há também suporte ao back up dos arquivos dos computadores na rede, que é feito automaticamente, segundo os critérios estabelecidos pelo usuário.
Ele pode conter no máximo 2 Gbytes de dados diários. Os arquivos são transmitidos para os servidores da HydraNet e ficam à disposição do usuário para uma eventual recuperação dos dados.

Conclusão
Os serviços oferecidos pela Blindata são muito interessantes para empresas que necessitam de segurança, monitoramento e backups constantes.
Por oferecer atualizações constantes de antivírus e anti-spam, além de 2 Gbytes de espaço no DataCenter da HydraNet para backups diários, o Blindata é um serviço que deve ser contratado por um período mínimo de um ano com custo de R$ 199 mensais -nesse plano, o dispositivo de 4 Gbytes é fornecido gratuitamente.
A relação custo/benefício pode ser considerada razoável.


LUCAS ALBERS CUMINATO é bacharelando em ciências de computação no ICMC-USP; JOSÉ ALBERTO CUMINATO é professor do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC-USP.

FOGO AMIGO
Os próprios funcionários regulares de uma empresa são os usuários que dão mais trabalho para os profissionais de segurança da informação. A conclusão é de uma pesquisa da Sophos divulgada recentemente.

O PAPO DO CRIME
Uma pesquisa feita por um estudante e por professores universitários norte-americanos concluiu que os criminosos da internet são unidos e movimentam uma poderosa economia underground.

O PAPO DO CRIME 2
Os pesquisadores monitoraram sete meses de mensagens no IRC, um tipo de bate-papo on-line que acontece em canais. Para os estudiosos, os canais de IRC são usados como um ponto de encontro de troca de informações para os criminosos cibernéticos.

SPAMP3
Um spam com um arquivo MP3 anexado inunda a internet desde agosto. No e-mail, sem texto, uma mensagem em áudio faz propaganda das ações de uma empresa. Analistas da Kaspersky consideram que essa modalidade de spam vai continuar, apesar de limitações técnicas -o tamanho não permite qualidade sonora no arquivo.

POTÊNCIA
Relatório da www.Commtouch.com sobre ameaças da internet, para o terceiro trimestre deste ano, concluiu que os assuntos mais usados para disseminar spams são produtos farmacêuticos e que melhoram a performance sexual.


Texto Anterior: Jogo rápido
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Conheça as diferenças entre os processadores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.