São Paulo, Quarta-feira, 24 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faça consertos sem utilizar manuais de instrução

da Reportagem Local

Consertar objetos sem a ajuda de manuais, mas com um par de óculos e uma câmera. Com uma "mãozinha" dos computadores vestíveis, isso é possível.
A máquina com problemas já vem com marcações internas predeterminadas pelo fabricante. A câmera, então, usará essas marcações, colocadas a distâncias conhecidas uma da outra, para "varrer" o plano e formar uma imagem em três dimensões.
Quando o técnico vier consertar a máquina com defeito, o equipamento transmitirá um diagnóstico para o computador, que soluciona o problema.
O vestível também mostra, no visor, a posição 3D do objeto, e sobrepõe uma imagem 3D em tempo real, mostrando passo a passo como o técnico deve proceder para resolver o problema.
Outra aplicação para os computadores vestíveis é permitir que seus usuários saibam qual sua posição exata em qualquer lugar.
Basta ter um GPS (sistema de posicionamento global), um vestível e um programa de mapeamento. Numa cidade, por exemplo, o computador serve para ajudar seu usuário a não se perder.


Texto Anterior: Conceito surgiu nos anos 80
Próximo Texto: Sites explicam operação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.