São Paulo, Quarta-feira, 24 de Novembro de 1999


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GUERRA DE PREÇOS

Ofertas tentam conquistar classe C

da Reportagem Local

De um lado, Compaq, Dell e UOL. De outro, IBM e AOL. Com a proximidade do Natal, os fabricantes fizeram parcerias com os dois provedores para vender computadores a prazo, com a meta de atingir a classe C.
O preço é o mesmo para Compaq e IBM: entrada de R$ 399 mais 24 parcelas de R$ 99. A configuração básica também é parecida: processador AMD K-6 de 450 MHz, 32 Mbytes de memória RAM, kit multimídia e placa fax/ modem 56 Kbps V90.
No pacote da Compaq, o usuário ainda leva uma impressora Lexmark 1100 e tem direito a um ano de acesso gratuito à Internet pelo UOL. A compra pode ser feita pelo telefone (0800) 15-3015 ou em www.compaq.com.br/facil.
A parceria da Dell com o UOL é diferente. Com o novo computador vem um CD-ROM com três meses de Internet grátis e o limite de 40 horas por mês.
A promoção da IBM não inclui impressora, mas o comprador pode usar por dois anos os serviços da America Online. Os interessados devem ir a uma agência do Bradesco para obter mais informações.
"A idéia é tornar o computador mais acessível a um número maior de pessoas", diz Ana Maria Piumbini, gerente nacional de vendas da IBM. Já Luiz Carlos Pimentel, diretor de marketing da Compaq, afirma que a empresa quer "buscar o público que não tem acesso a um computador". "A idéia é aumentar as vendas na classe C, já que as classes A e B já têm computadores", diz.
A Compaq diz ter outra meta com a promoção: combater o mercado de computadores sem marca, os chamados clones, que dominam grande parte das vendas no país.
A Lexmark também tem outra promoção com a Compaq. Os modelos Presario 5423, 5473 e 5733 virão com um cupom de reembolso de R$ 100. Ao comprar impressoras da marca, o usuário envia o cupom e recebe os R$ 100 depositados em conta bancária.

Provedores
Apesar das parcerias entre fabricantes e provedores, a Compaq diz estar estudando contatos com outros provedores para o futuro.
O Zaz informou que estuda uma parceria com uma empresa, mas não divulgou qual será.
O início de operações da AOL no Brasil na semana passada movimentou o mercado de provedores de acesso à Internet, que criaram novas promoções.
A AOL pretende distribuir sete milhões de CD-ROMs com kits de acesso à Internet no país até o fim do ano. O CD vem com o programa de instalação da America Online e dá direito a 250 horas grátis ou 30 dias. Os planos de acesso ilimitado da AOL, do UOL e do Zaz custam R$ 35 por mês.
O UOL tem um novo plano de acesso ilimitado a R$ 19,95, sem suporte telefônico ao usuário. O suporte ao usuário é grátis no primeiro mês. A partir do segundo mês, o usuário pagará R$ 1,50 por minuto pela utilização da central de atendimento. Os dois planos incluem 300 horas ou um mês de acesso grátis.
O Zaz tem promoção parecida: 720 horas gratuitas no primeiro mês e R$ 19,90 até fevereiro de 2000 (preço para São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Porto Alegre).
O provedor PSINet (que comprou os provedores STI, OpenLink, Horizontes, Domain, ServNet e TBA Internet) diminuiu o valor da assinatura para clientes novos: de R$ 35 para R$ 17,50 nos dois primeiros meses de acesso à Internet.



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