|
Próximo Texto | Índice
VIDEOBLOGUE
Conexão rápida e câmera barata permitem publicar clipes em blogues; site brasileiro oferece espaço gratuito
Nova mania leva vídeo a diários virtuais
JULIANO BARRETO
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Estimulados pelo acesso à internet com conexão de banda larga e
pela queda dos preços das câmeras digitais, internautas começaram a incrementar seus blogues
com vídeos e criaram uma nova
categoria de diário virtual: os videoblogues.
Com estrutura semelhante à
dos fotoblogues (diários virtuais
com fotos), as páginas ainda apresentam algumas limitações técnicas, como a demora para carregar
e a baixa qualidade dos vídeos,
mas já há quem aposte que os videoblogues serão a próxima mania da internet.
"Um mês de existência foi o suficiente para conquistar de cerca
de 15 mil usuários", afirma Ariel
Alexandre, fundador do serviço
de hospedagem gratuita de videoblogues VideoLog.tv (www.videolog.tv). Alexandre criou o
serviço em julho passado e já espera vender planos que ofereçam
mais espaço para os usuários, que
atualmente dispõem de 7 Mbytes
para armazenar seus vídeos.
Política e anedotas
Nos EUA, um serviço semelhante é oferecido pelo Vidblogs
(www.vidblogs.com), site que já
abriga alguns milhares de videoblogues. Os diários tratam de temas como a vida pessoal dos
usuários, comentários sobre as
eleições norte-americanas e piadas de gosto duvidoso.
Muitos videoblogues, no entanto, não dependem dos serviços
gratuitos de hospedagem. O programador Michael Manoochehri,
de Oakland (Califórnia), criou o
M3blog.com (www.m3blog.com) depois de acessar o site que
mostra vídeos com os bastidores
da refilmagem de clássico "King
Kong" (www.kongisking.net/kong2005/proddiary). "Sempre
quis ter meu programa de televisão, mas não sabia como fazê-lo.
Usei minha velha câmera digital
para fazer um programa na internet e foi assim que meu videoblogue começou", conta ele.
A inspiração para a criação do
videoblogue Nós & Nóis (www.videolog.com.br), do brasileiro
Thiago Fialho, foi parecida. "Estava começando um blogue e escrevia sobre fatos que aconteciam
comigo e com meus amigos. Então pensei: "Por que não contar tudo isso através de vídeos? Seria
mais fácil descrever os fatos com
imagens do que com palavras"."
Uso comercial
Os videoblogues não são usados
apenas para contar histórias pessoais. Depois da atuação dos blogues com conteúdo político nas
últimas eleições presidenciais dos
EUA, os meios de comunicação
da rede se mostraram formadores
de opinião e ganharam respeito.
Prova disso são os projetos
IndTV (www.indtv.tv), um portal
de videoblogues com teor político
que será apoiado pelo ex-candidato à presidência dos EUA Al
Gore, e pelo Demand Media
(demandmedia.net), que publica
relatos de protestos e manifestações ao redor do mundo.
A indústria do entretenimento
também se aproveita do novo canal de comunicação. A página oficial de "Guerra nas Estrelas"
(www.starwars.com) vende o
acesso a vídeos que mostram a
produção do próximo filme da série por US$ 39,95. O ator Adam
Sandler (www.adamsandler.com) divulga seus filmes e envia
mensagens em vídeo aos fãs.
O uso comercial ou político dos
videoblogues, no entanto, ainda é
reduzido se comparado ao grande
número de páginas como a do italiano Luca (www.lucam.it/blog.htm) e a do garoto mascarado
Geek Jihadi (www.tigerbliss.com), que filmam si mesmos acenando para a câmera.
Próximo Texto: Conheça alguns blogues com vídeo Índice
|