São Paulo, quarta-feira, 24 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Seriado "24 Horas" e noticiário "Naked News" ganharão versões para serem assistidas em telefones móveis

Literatura via celular conquista usuários

FERNANDO BADÔ
DA REPORTAGEM LOCAL

Nem a difícil digitação no teclado compacto de um celular nem os preços relativamente elevados de dispositivos bluetooth (que conectam o celular ao micro, por exemplo) são obstáculos para o surgimento de modalidades de entretenimento via SMS, sigla em inglês de short message service (serviço de mensagens curtas).
Os usuários da Ásia podem receber em seus aparelhos capítulos curtos de uma novela. Na Europa, fazem sucesso poemas com número determinado de caracteres, tudo adaptado ao formato reduzido desse tipo de mensagem.
No Reino Unido, está em andamento um concurso de poesias para celular da revista "Onesixty" (www.centrifugalforces.co.uk/onesixty), uma publicação especializada em "poemas que podem ser enviados por mensagens de texto".
Os poemas devem ter, no máximo, 160 caracteres (Onesixty pode ser traduzido como 160). Não há limite mínimo. Um dos menores encontrados pela reportagem diz apenas: "O silêncio é muito ensurdecedor em quartos vazios". Há mais textos no site.

Amores proibidos
Na China, a mania do momento entre proprietários de celulares é o romance "Cheng Wai", título que foi traduzido para o inglês como "Outside City" e, na internet, é citado em português como "De Fora da Fortaleza Sitiada". O autor é Qian Fuchang, um professor do Instituto Guandong de Literatura, localizado no sul da China.
"De Fora da Fortaleza Sitiada", que conta a história de romances extraconjugais, tem pouco mais de 4.000 caracteres, mas os usuários de celular recebem apenas 70 por dia, aproximadamente, em um total de 60 capítulos.
O potencial de sucesso é enorme. Segundo a agência de notícias oficial da China, a Xinhua (www.xinhua.org, com versão em inglês e espanhol), o país tem hoje 300 milhões de celulares, e os chineses enviaram, em 2003, 220 bilhões de SMS, mais da metade do total transmitido em todo o mundo.

Nudez móvel
O noticiário de intenet Naked News (www.nakednews.com) ficou famoso porque suas apresentadoras fazem striptease enquanto lêem as notícias do dia e entrevistam pessoas nas ruas com os seios à mostra. Em breve, o programa ganhará uma versão para telefones celulares.
O produtor-executivo do Naked News, David Warge, disse ao site Ananova (www.ananova.com) que o projeto visa aumentar as opções da fiel audiência de um dos sites de maior sucesso da internet: "Planejamos produzir segmentos do programa direcionados ao ponto atual da tecnologia móvel da Europa".
Nos EUA, o estúdio Twentieth Century Fox (www.fox.com) anunciou, há pouco mais de duas semanas, que criará uma versão para celulares do seriado "24 Horas", exibido no Brasil pelo canal pago da própria Fox.
A inovação da série -e um dos motivos do sucesso- é o fato de a ação se passar em tempo real, ou seja, cada episódio de uma hora corresponde a 60 minutos na vida dos personagens.
Na versão para celulares, os episódios não serão tão longos: a duração será de 24 minutos.
Segundo o estúdio, os capítulos para telefones móveis serão novos, produzidos exclusivamente para essa mídia, e serão distribuídos pelo novo serviço de internet sem fio de alta velocidade oferecido pela Vodafone PLC (www.vodafone.com), a maior operadora de telefonia móvel dos EUA.


Texto Anterior: Entrevista: Experiência pioneira é de 2000
Próximo Texto: Lançamentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.