São Paulo, quarta-feira, 24 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO

Placa de vídeo não otimiza PC

JOSÉ ANTONIO RAMALHO

"Eu tenho uma dúvida. O meu computador é equipado com um processador Pentium III de 800 MHz, tem 256 Mbytes de memória RAM e disco rígido com capacidade para 20 Gbytes. A placa-mãe tem os recursos de áudio e vídeo on-board. Quero saber se uma placa de vídeo com 128 Mbytes de memória própria irá melhorar a performance da máquina, não em relação a jogos -pois nesses eu acho que vai haver uma melhora formidável-, mas em velocidade geral. A instalação do sistema operacional Windows XP poderia tornar a máquina mais lenta?"
(Adriano Campos Cardoso)

Resposta - Aumentar a memória RAM de um microcomputador, que no seu caso é de 256 Mbytes, para 512 Mbytes ou 1.024 Mbytes resultará, sem dúvida, numa melhor performance geral de sua máquina.
Uma placa de vídeo com 128 Mbytes, apesar de certamente tornar as aplicações gráficas mais rápidas, terá pouco efeito em aplicativos que não utilizam intensivamente o vídeo -como é o caso de navegadores de acesso à internet e de programas editores de texto -como o Word- ou planilhas -Excel, por exemplo.
Uma máquina com as características da sua, que apesar de não ter um processador tão poderoso se levarmos em conta os padrões dos modelos atuais, tem boa quantidade de memória RAM, só irá se beneficiar da instalação do Windows XP, principalmente se você atualizar o sistema com o Service Pack 2.


Texto Anterior: Interatividade: Na internet, loiraça obedece a suas ordens
Próximo Texto: Internet: Google testa serviço de busca de textos acadêmicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.