São Paulo, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria aposta em novo padrão para suceder o 3G

DO ENVIADO ESPECIAL

O entusiasta de tecnologia que ainda não se acostumou a usar as redes 3G no Brasil pode começar a se preocupar com outro termo: LTE (Long Term Evolution), considerada a quarta geração de comunicação sem fio para transmissão de dados em alta velocidade.
Em 2008, a tecnologia frequentava mais a imaginação e os anúncios em papel em Barcelona. Neste ano, grandes empresas montaram exibições práticas do que é possível fazer com esse tipo de transmissão sem fio.
E não é pouca coisa. A Nortel, por exemplo, apresentando o que ela chama de "LTE na vida real", mostrou soluções que vão de câmeras de segurança a reprodução de vídeo em alta definição em dispositivos móveis.

Em 2010
Já a Verizon anunciou que consegue, em testes de campo, velocidade de download de até 60 Mbits por segundo. Em 2010, a empresa espera colocar uma rede comercial com a tecnologia no ar, nos EUA.
De acordo com a Verizon, esse tipo de tecnologia vai permitir que o usuário use serviços em dispositivos móveis hoje só disponíveis para quem tem conexão fixa com a internet, entre outros recursos.
Mas o grande ganho, diz a empresa, não é de velocidade. Uma rede LTE de larga escala vai permitir a conexão sem fio entre máquinas e aparelhos de consumidores comuns. (GVB)


Texto Anterior: Empresas demonstram carregador de telefone movido a energia solar
Próximo Texto: Notas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.