São Paulo, quarta-feira, 25 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo

Não perca esta onda

Saiba como melhorar a performance de seu roteador sem fio

ANDRÉ MONTEIRO
JOSÉ ORENSTEIN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

São vários os fatores que influenciam a qualidade do sinal de uma rede sem fio. "Em tese, tudo pode ser um obstáculo para o sinal, inclusive o ar." É o que diz o gerente de produtos da D-Link, André Teixeira. Já o usuário topa com essas barreiras quando, no quarto de sua casa, a internet sem fio começa a falhar.
Segundo Carlos Morimoto, editor do Guia do Hardware (www.guiadohardware.net), "as superfícies metálicas são as maiores inimigas do sinal". Ele diz que elas não só obstruem o sinal, como o refletem. Por isso, colocar o roteador ao lado de uma janela metálica e esperar que ele chegue intacto ao escritório, que fica do outro lado da casa, não é uma boa ideia. As paredes no caminho também devem ser consideradas. O concreto deixa o sinal passar, mas cobra o seu pedágio, absorvendo uma parte dele. Como as lajes costumam ser mais grossas que as paredes, em casas com mais de um andar o sinal pode ficar comprometido. Além disso, as ondas descem com mais facilidade do que sobem -prefira sempre lugares altos para o roteador. A água também é uma barreira. Por isso, não deixe o roteador perto de filtros ou aquários. Quem também atrapalha o sinal são o telefone sem fio e o micro-ondas. Os dois aparelhos operam na mesma frequência do roteador -2,4 GHz. Uma solução é manter os dispositivos longe ou alterar a frequência do roteador para 5 GHz, quando isso for possível.

Aumentando o sinal
O problema é que muitas dessas barreiras ao sinal não podem ser removidas ou controladas. Dessa forma, diz Reynaldo Stirbolov, consultor de redes da Impacta Tecnologia, dispositivos como antenas podem ser úteis para dar um impulso à sua conexão. "Elas são mais baratas que o repetidor." As antenas são acopladas ao roteador e ajudam no direcionamento e concentração do sinal, o que permite ganhos de alcance. Já o repetidor é um dispositivo isolado que funciona como um roteador, retransmitindo o sinal fraco e ampliando a sua potência.

Compartilhamento
A quantidade de pessoas e o tipo de uso que cada uma faz da rede -como downloads, TV on-line- influi na velocidade de uma rede sem fio. Para minimizar o problema, é importante verificar se não há invasores compartilhando a rede. Também é imprescindível fazer a configuração de segurança do roteador. "Quando você compra o seu roteador ele vem com a guarda baixa, pronto para que você plugue na tomada e comece a usar", afirma Arlindo Flávio da Conceição, professor do Departamento de Ciência e Tecnologia da Unifesp de São José dos Campos. É fundamental que o usuário altere a senha padrão do roteador e, em seguida, crie uma outra senha que permita o acesso à rede wireless propriamente. O professor alerta, no entanto, que a configuração de uma senha para o roteador e para a rede não garante a segurança da navegação. O usuário deve sempre manter o seu sistema operacional atualizado e, quando for realizar transações bancárias ou transmitir dados privados, preferir os sites que utilizam o protocolo "https" em vez do usual "http".


Texto Anterior: Futebol de joystic: Brasil é sede de etapa de copa do mundo de Fifa
Próximo Texto: Novo roteador permite mais velocidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.