São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HORA DA CRIAÇÃO

Contador de visitantes, ferramenta de busca, gerenciador de boletins e redirecionador são destaques

Acessórios gratuitos melhoram página

DA REPORTAGEM LOCAL

Para que seu site consiga atrair muitos internautas, visual caprichado e textos interessantes não bastam: é preciso deixar a navegação mais simples, facilitando o acesso dos visitantes às informações que eles procuram.
Há vários recursos gratuitos que ajudam a fazer isso. Entre os mais importantes estão os redirecionadores, que permitem trocar o endereço do seu site por outro mais fácil de lembrar.
Eles são bem fáceis de usar: geralmente, basta se cadastrar em uma das empresas que oferecem o serviço de redirecionamento, indicar o endereço atual e informar o endereço desejado.
Alguns sistemas, como o da Cjb.net, também oferecem outros recursos que podem ser incluídos no seu site, como fóruns de discussão e salas de bate-papo.
Quem possui um site médio ou grande enfrenta um dilema: como organizar o crescente número de textos sem sobrecarregar a página inicial com links demais?
A melhor solução é instalar uma ferramenta de busca gratuita, para que os visitantes possam localizar seus artigos preferidos com rapidez.
Para cadastrar um site no serviço PicoSearch, basta digitar o endereço de uma de suas páginas. Quando algum visitante acionar a ferramenta de busca, os computadores da empresa farão a pesquisa e apresentarão os resultados diretamente.
Configurar esse serviço não chega a ser complicado, mas exige algum conhecimento da linguagem "HTML" (usada nas páginas da internet).
Ao fazer o cadastro, você receberá um e-mail ou verá uma tela com algumas linhas de código, que deverão ser inseridas em uma página do seu site.
Para fazer isso, você precisará ter acesso ao código-fonte dessa página, o que pode ser feito de várias formas: além de usar programas específicos para a criação de sites, você pode optar por serviços como o GeoCities, que permite a edição manual de "HTML", ou simplesmente salvar a página no PC e editá-la com um processador de texto antes de retransmiti-la para a internet.
Geralmente, as linhas de comando devem ser coladas em uma área específica do código-fonte, entre os comandos identificados como "head".
Mas atenção: dependendo do lugar onde forem inseridas, elas poderão prejudicar a organização visual da página.
Para evitar que isso aconteça, use o texto da página como referência para escolher um trecho sem tabelas ou figuras por perto.
Sempre que você alterar ou acrescentar páginas, deverá acessar a sua conta no PicoSearch e clicar no botão Reindex Web Site para atualizar a lista de textos incluídos na busca.
Para agradar aos visitantes do seu site, conhecê-los e falar com eles é muito importante.
Felizmente, há boas maneiras de fazer isso sem gastar nada: uma delas é o gerenciador de newsletters, que controla a lista com os e-mails dos visitantes e facilita a transmissão de boletins sobre o site.
A instalação é parecida com a da ferramenta de busca: basta colar alguns comandos no código-fonte de uma das páginas.
Esse procedimento também serve para ativar os contadores de visitantes, que produzem estatísticas bastante úteis: além de dizer quantos internautas acessaram o site, eles indicam o navegador e a resolução de tela que eles estavam usando e de que sites vieram. (BG)



Texto Anterior: Construtores profissionais são mais poderosos
Próximo Texto: Veja recursos gratuitos para incrementar site
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.