São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa para criar sites imita líder

Linha Expression, da Microsoft, substitui o FrontPage e traz recursos e aparência do rival Dreamweaver

DA REPORTAGEM LOCAL

Na área do design e da criação de sites, a Microsoft joga em terreno amplamente dominado pela Adobe -e até se comporta como se fosse pequena, seguindo tendências e tentando roubar seguidores da empresa líder.
Após comprar a Macromedia, a Adobe tomou conta de duas das ferramentas mais populares para os programadores da web: o Dreamweaver, programa para construir páginas, e o Flash, para criar animações e menus.
Na recém-lançada linha Creative Suite 3, a CS3, essa dupla de softs ficou ainda mais poderosa, trabalhando em perfeita sintonia com o Illustrator e com o Photoshop, outro megassucesso que leva a assinatura da Adobe.
Para tentar fazer frente a esse time de estrelas, a turma de Bill Gates lançou, neste mês, os programas da linha Expression calcados nos líderes. Há um editor de páginas, um programa para desenho de ilustrações e outros dois programas para organização de arquivos multimídia.
O carro-chefe da linha é o Expression Web (www.microsoft.com/expression), um editor de páginas de internet cuja aparência lembra mais a do concorrente Dreamweaver do que a de seu antecessor, o FrontPage, da suíte Microsoft Office.
O Expression traz três modos de visualização: um completamente visual, isto é, sem códigos à vista, outro em que comandos HTML e gráficos dividem a tela e outro apenas com os códigos.
Essa divisão, assim como algumas funções e ferramentas, segue o Dreamweaver, da Adobe.
No caso do Expression Design, o programa para desenhos, a Microsoft encara, além do Adobe Illustrator, o tradicional Corel Draw (www.corel.com).
Apesar da concorrência, o Expression não faz feio, principalmente no que diz respeito aos trabalhos feitos para a internet.
O Expression Design funciona em conjunto com ferramentas para criação de conteúdo on-line. O software é capaz de criar gráficos com efeitos especiais que lembram os do Photoshop, como filtros para desfoque.
(JULIANO BARRETO)


Texto Anterior: Silverlight tem streaming em alta definição
Próximo Texto: Imagens na rede: Photoshop deve ganhar versão que funciona pela internet, sem instalação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.