São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste USP

Aparelho redireciona VoIP para telefone

SkyVoice Flex oferece três modos de conversa

LUCAS ALBERS CUMINATO; JOSÉ ALBERTO CUMINATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A tecnologia VoIP (voz sobre IP) estabelece conversas telefônicas por uma rede IP, como a internet. O sistema digitaliza a voz em pacotes de dados, que são transmitidos pela rede.
Para isso, é preciso dispor de conexão de banda larga, software específico, como o Skype, e de alguns acessórios, como fones de ouvido e microfone. Para maior conforto e mobilidade do usuário, é recomendável o uso de versões sem fio desses itens.
Também visando contornar a questão de mobilidade, a Leucotron lançou o SkyVoice Flex (R$ 241), que encaminha ligações feitas ou recebidas, por exemplo, por meio do Skype, para um telefone conectado ao aparelho.
O SkyVoice Flex possui uma porta USB 2.0 e duas portas RJ-11, conector padrão para fiação telefônica. Em umas das portas RJ-11, é conectada a linha telefônica e, na outra, o telefone.
A porta USB é conectada ao micro, que irá redirecionar as chamadas conforme a configuração determinada pelo usuário. Esta é feita por meio do software SkyVoice Soft, contido no CD que acompanha o equipamento.
As possíveis configurações são: SkypeOut, serviço VoIP e linha convencional. Para uso do modo VoIP, é preciso se cadastrar em uma operadora compatível.
No modo linha convencional, o software encaminha a ligação à linha telefônica conectada. Já no modo SkypeOut, o SkyVoice se integra ao Skype, que precisa estar instalado no micro, e encaminha as ligações do Skype para o telefone que está conectado ao aparelho. (leia mais abaixo).

Conclusão
O SkyVoice é encontrado no mercado brasileiro por volta de R$ 230. A relação custo/beneficio geralmente é satisfatória, pois há grande redução nos gastos com a telefonia convencional.
Vale lembrar que a VoIP é amplamente utilizada no ramo comercial por oferecer tarifas DDD e DDI muito abaixo das convencionais. Seu uso em residências ainda não é muito comum e tem o inconveniente de necessitar de um micro ligado o tempo todo.


LUCAS ALBERS CUMINATO é bacharelando em Ciências de Computação no ICMC-USP; JOSÉ ALBERTO CUMINATO é professor do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC-USP


Texto Anterior: Imagens na rede: Photoshop deve ganhar versão que funciona pela internet, sem instalação
Próximo Texto: Software analisa quais as tarifas mais vantajosas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.