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Spore vai do celular ao interplanetário
DO ENVIADO ESPECIAL
Spore é de longe o projeto mais
ambicioso de Will Wright, cuja
mente já deu vida a clássicos da
inovação como SimCity e The
Sims. Em meio a uma infinidade
de estandes, com as mais variadas
atrações -uma tentativa de seduzir os visitantes-, Spore era
mostrado pelo próprio Wright
em sessões restritas, em uma sala
no estande da Electronic Arts.
Com versão confirmada apenas
para PC e previsão de lançamento
para o ano que vem, Spore é o que
se pode chamar de "jogo de evolução": o jogador começa como
uma criatura unicelular e evolui
até um nível interplanetário.
A Folha teve acesso a uma das
sessões de demonstração, que iniciou com um microorganismo
microscópico unicelular na tela.
Conforme ele se alimenta de outros organismos menores e foge
dos maiores, ganha pontos de
evolução que, em uma determinada altura, permitem ao microorganismo se reproduzir. Então, surge uma tela na qual é possível adicionar a ele mecanismos
de defesa.
Não demora muito tempo para
uma tribo ser formada e, nesse
momento, Wright compara o estilo de Spore ao da série Civilization, uma vez que é possível pesquisar novas tecnologias que determinarão não apenas a forma
das criaturas mas também como
passarão a agir -se serão agressivas ou não, por exemplo.
Spore passa a lembrar SimCity
quando a tribo se transforma em
uma cidade e começam a vigorar
aspectos econômicos, militares,
culturais e até mesmo do bem estar da população. Uma das tecnologias mais avançadas permite
construir uma nave espacial, com
a qual o jogador pode visitar e colonizar outros planetas, sistemas
solares ou simplesmente toda a
galáxia.
O interessante é que, embora todas as criaturas de Spore sejam
criadas pelos usuários, não se trata necessariamente de um game
multijogador. "O foco é na campanha para um jogador", explica
Wright.
Muitos dos conceitos sobre o
funcionamento do jogo ainda estão obscuros mas, como ainda se
trata de um projeto em fase inicial
de desenvolvimento, com o tempo essas questões devem ser esclarecidas.
(TA)
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