São Paulo, quarta-feira, 25 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERVIÇOS PÚBLICOS

"Todo mundo" declara imposto on-line

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem nunca declarou Imposto de Renda pela internet ainda vai fazê-lo. O programa de entrega de declarações pela web, da Secretaria da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), teve sua primeira versão colocada no site em 1997 e, desde então, só cresceu. No ano seguinte, cerca de 12,5 milhões de contribuintes usaram o programa. Neste ano, foram 20,5 milhões de declarações on-line -cerca de 98% do total.
É o serviço público via internet de maior sucesso no país. E até no exterior. Entre os países que já se interessaram pela tecnologia estão Inglaterra, China e Argentina. Embora seja usado poucas vezes por ano, para a declaração e as consultas aos lotes de restituição, o serviço é muito eficiente. Mesmo na reta final da entrega das declarações, neste ano, o sistema agüentou a avalanche de envios.
Outro site bastante popular é o do Detran (www.detran.sp.gov.br). Lá, o internauta pode consultar multas de veículos e saber se tem pontos atribuídos a sua carteira de habilitação.
Vítimas de violência podem usar a delegacia eletrônica (www.policia-civ.sp.gov.br) para dar queixa. Em alguns casos, isso evita a ida ao distrito policial. É possível registrar furto de documentos, de placas de carro e de celulares e encontro ou desaparecimento de pessoas. Outras queixas têm de ser feitas pessoalmente. No site, o visitante acha o endereço da delegacia mais próxima.


Texto Anterior: Bancos: Cresce número de transações via rede
Próximo Texto: Via modem - Quem? Eu?: Virginiana romântica e espiritualizada procura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.