UOL


São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Nova Canon permite a fotógrafo utilizar modo automático e manual; software para edição de imagens é bom

Recursos são atrativo de câmera digital

ODEMIR MARTINEZ BRUNO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Canon S400 Digital ELPH é uma câmera ultracompacta snapshot (em tradução livre do inglês, "aponte e dispare"), modelo popular pela facilidade de uso.
A câmera testada possui várias características úteis. Destacam-se o tamanho da máquina e o programa de edição de imagens.
Os recursos da máquina podem ser acessados facilmente por meio de menus apresentados na tela de cristal líquido da câmera. Também é possível personalizar praticamente todas as características do equipamento, que vão desde a tela de abertura e o efeito sonoro apresentados quando se liga a câmera até opções do modo de foco automático -com algoritmos de inteligência artificial (ajuste AiAF) para focar quando o objeto de interesse está fora de centro.
A estrutura de menus torna fácil a operação da grande diversidade de recursos disponíveis.
As opções básicas de trabalho da câmera são automática, manual, assistente de costura e filmes. Pode-se deixar tudo por conta da câmera (no modo automático), seguindo o princípio "aponte e dispare", ou assumir o comando total (no modo manual) e ativar ou desativar o controle automático de cada recurso.
Com essa máquina, as fotos não ficam restritas ao que se pode ver através do visor óptico ou da tela de cristal líquido. Por exemplo: uma paisagem pode ser composta por várias fotos justapostas lateralmente. No modo "assistente de costura", a tela apresenta simultaneamente a foto anterior e a nova imagem que está sendo focada.
Desse modo, é possível casar diversas fotos para formar uma sequência correspondente a uma única imagem.
Depois de descarregar as fotos no computador, basta entrar no software de editoração, clicar no botão "stitch photos" (costurar fotos), selecionar as imagens que compõem a paisagem e clicar em "merge" (fundir).
A câmera possui ainda zoom óptico de 3,6x com lentes de enquadramento superiores, o que proporciona um alcance de foco de 36-108 mm em uma câmera de 35 mm. Com o zoom digital, obtém-se efeito de telefoto de 11x.
O zoom digital, porém, granula a imagem e raramente pode ser usado próximo do seu máximo para fotos com qualidade.
Ou seja, não muito mais do que 3,6x de zoom é garantido. O que não é suficiente para retratar paisagens ou visões panorâmicas. Esse zoom é relativamente baixo para a utilização do recurso de composição de fotos para formar uma paisagem, por exemplo.
A tela de cristal líquido (LCD) tem 1,5 polegada, como na maioria das câmeras digitais.
O recurso de "continuous shooting" é interessante para registrar uma sequência de movimentos (um atleta na largada de uma corrida, por exemplo). Com o botão de disparo apertado, de 1,5 a 2,5 fotos por segundo serão batidas.
O recurso de áudio "sound memo" serve para gravar informações sobre as imagens ou ainda o som ambiente. Em "movie", dá para fazer pequenos videoclipes. Com o cartão de memória (CF-16M) de 16 Mbytes, é possível gravar 44 segundos em resolução de 320x240 pontos.
O tamanho de cada foto pode chegar a 3,7 Mbytes, o que permite alta qualidade. No entanto esse tamanho pode ser reduzido, em níveis de compactação, para aumentar o número de fotos gravadas no cartão de memória.
Se alterar as opções de resolução e compactação, o número de fotos armazenadas pode variar, por exemplo, de 14 a 337 (com o cartão de memória de 32 Mbytes).


Texto Anterior: Internet é meio para divulgação de trote telefônico
Próximo Texto: Controle de exposição e brilho é preciso
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.