UOL


São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudança brusca atrapalha navegação

DA "NEW SCIENTIST"

As mulheres somente conseguiram igualar-se aos homens quando o ambiente virtual 3D movimentou-se suavemente enquanto elas navegavam por ele. "É preciso gerar cada quadro de uma imagem para que o fluxo óptico simule com precisão a experiência de caminhar pelo ambiente, como em um corredor", diz Robertson.

Animação mais suave
As mulheres, acreditam os cientistas, acham mais fácil superar suas dificuldades quando a animação é mais suave e realística, em vez de repentina.
Isso poderia parecer óbvio, mas muitos programas em 3D não exibem as imagens suavemente; em vez disso, eles preferem pular de um ponto para outro em um ambiente enquanto os usuários progridem. "Você simplesmente aparece magicamente em um novo local, e as mulheres acham isso muito inferior a ter um fluxo de visão mais suave do ambiente", diz Czerwinski. Movimentos repentinos parecem desorientar mais as mulheres do que os homens.

Situação de treinamento
Particularmente, o grupo espera que seus resultados possam ajudar as mulheres a equiparar-se aos homens em situações de treinamento com o uso de realidade virtual.
Czerwinski disse, em uma palestra, que as mulheres tradicionalmente não conseguem ser tão eficientes quanto os homens nessas situações, que são frequentemente utilizadas em combate ao fogo e em serviços de treinamento.


Texto Anterior: Comportamento: Mulheres precisam de monitor maior
Próximo Texto: Hugo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.