São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2008

Próximo Texto | Índice

Eu 2.0

Conheça sites e redes que ajudam você a melhorar sua imagem, organizar as finanças e cuidar da saúde

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Você quer organizar suas finanças, mas não tem nem idéia do que é mercado de derivativos. Quer fazer uma maquiagem de última hora, mas não se atreve a passar um delineador.
Ou, ainda, pensa em preparar um jantar especial, mas seus anos de cozinha não resultaram em nada além de um ovo frito. No melhor estilo "seus problemas acabaram", a internet oferece um sem-número de sites que podem ajudá-lo a resolver as questões anteriores -e outras mais.
Famosas redes sociais, como Orkut, Facebook e MySpace, são uma forma para trocar informações. Um link ali, um pedaço de notícia acolá e muita conversa no meio do caminho. Mas dá para ir além dessas redes e do famoso Google, clicando em sites que atendem a interesses específicos.
Por exemplo: se você gosta de livros, encontra parceiros no Shelfari (www.shelfari.com). Se a idéia é espalhar para um grande número de pessoas as informações sobre uma festa que você planejou, o IPartee (www.ipartee.com) ajuda.
A facilidade de encontrar todo tipo de informação na internet ecoa a teoria de Chris Anderson, editor da revista "Wired", em seu livro "A Cauda Longa", de 2006.
"Nossa cultura e nossa economia estão cada vez mais se afastando do foco em alguns hits relativamente pouco numerosos (produtos e mercados da tendência dominante), no topo da curva da demanda, e avançando em direção a uma grande quantidade de nichos na parte inferior (...). Numa era sem as limitações do espaço físico nas prateleiras e de outros pontos de estrangulamento da distribuição, bens e serviços com alvos estreitos podem ser tão atraentes em termos econômicos quanto os destinados ao grande público", diz.
A questão do nicho é extremamente importante, na opinião do pós-doutor em comunicação e tecnologia Walter Lima Junior. "Permite integrar quem não se integra na vida real. O nicho proporciona uma zona de conforto, reúne as pessoas não por uma questão geográfica, mas por uma questão de afinidade."
Nesta edição, conheça sites que ensinam a melhorar sua imagem, lidar com dinheiro e aprender a cozinhar. Veja também como a rede tem espaço até para um "personal amigo".


Próximo Texto: Tec-tec-tec: Revista "Vanity Fair" faz diagrama da blogosfera
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.