São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2008

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reportagem de capa

Melhore sua imagem e aprenda moda

ESTILO >> Editores on-line ajudam a modificar fotografias; sites e blogs oferecem dicas sobre estilo, moda e maquiagem

Divulgação
A publicitária mineira Cristiana Guerra, do blog Hoje Vou Assim

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma foto retocada pode render mais do que mil palavras em uma sala de bate-papo. Não é à toa que a internet está repleta de sites em que você pode fazer o upload de uma foto, ajustar imperfeições e mostrar aos demais usuários aquilo que você quer, e não necessariamente o que você é.
Há programas tradicionais, como Photoshop, que possui uma versão on-line, a Express (www.photoshop.com/express). Outras opções são Picnik.com, Snipshot.com e Splashup.com.
Já o www.Taaz.com permite enviar uma foto e fazer a maquiagem nela. O site, que pede cadastro, tem ainda dicas, em inglês. O www.modiface.com é mais radical e permite atenuar rugas e marcas do tempo.

Marketing pessoal
Deixando o truque de lado, o FaceStat (facestat.com) aposta na sinceridade de desconhecidos. Você manda uma foto, escolhe algumas perguntas, como "quantos anos você acha que eu tenho" ou "você acha que eu sou confiável" e recebe avaliações de outros usuários. "É uma pesquisa de marketing para o indivíduo", diz o site.
No divertido Face in Hole (www.faceinhole.com), você decide quem quer ser: personagem de filme, cantor, esportista ou celebridade? Basta subir a foto e começar a brincadeira.
E, no esquisito Face of the Future (morph.cs.st-and rews.ac.uk/Transformer), você pode escolher se quer ser homem, mulher, criança, adulto, caucasiano ou asiático.
Se a idéia é aprender a se vestir melhor, diversos blogs de moda ajudam com dicas, looks e comentários.
No Brasil, há o Oficina de Estilo (www.oficinade estilo.com.br/blog), feito por Cris Gabrielli e Fê Resende, o Moda sem Frescura (www.modasemfrescura.com), de Biti Averbach, o Dus Infernus (dusinfernus.word press.com), de Vitor Angelo, e o It Girls (itgirls.com.br), escrito por Ale Garattoni.
Lá fora, o famoso Sartorialist (thesartorialist.blogspot.com), o Hel Looks (www.hel-looks.com) e o Facehunter (facehunter.blogspot.com) fotografam a moda de pessoas reais nas ruas.

Maquiagem
Lauren Luke é uma microcelebridade na internet, graças a uma idéia simples. Ela criou um canal no YouTube (www.youtube.com/user/panacea81) onde ensina como uma garota deve se maquiar.
Diretamente do seu quarto, no Reino Unido, ela posta vídeos com maquiagens inspiradas em celebridades, como a cantora Amy Winehouse.
A audiência é expressiva: em um ano, Lauren já foi vista por mais de 8 milhões de pessoas, o que fez com que o YouTube permitisse a inclusão de propaganda em seu canal -o que gera uma receita de 1.500 por mês, segundo um jornal da Inglaterra, e convites de parceria com empresas de cosméticos.
No Brasil, outra garota faz sucesso com um blog sobre o mesmo tema. É Victoria Ceridono, que escreve no Dia de Beauté (diadebeaute.wordpress.com).
(DANIELA ARRAIS)

FAZ-TUDO
O French Maid TV (www.frenchmaidtv.com) reúne vídeos virais de faxineiras francesas. Em poses e trajes sensuais, elas ensinam aos homens tarefas como trocar o óleo do carro, encontrar músicas que eles gostam e até a registrar um domínio de um site na internet.

LAÇOS DE FAMÍLIA
Para descobrir suas raízes e fazer a árvore genealógica de sua família, a rede conta com diversas opções. Em português, tente www.meusparentes.com.br, www.familiaridade.com.br e a versão do www.myheritage.com.br. Lá fora, tente www.geni.com e www.familytree.com.

REINO ANIMAL
Enjoou de mandar fotos do seu cachorrinho por e-mail? Então tente o Dogster (dogster.com), rede social para quem adora cães. Se você prefere gatos, há opções como o MyCatSpace (mycatspace.com). Se o lance são cavalos e pôneis, tente o StarPonyz (www.starponyz.com).


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