São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo

Música à venda

Conheça algumas das lojas que vendem canções em formato digital; setor movimentou R$ 24,5 milhões no ano passado

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Comprar música, hoje, não significa necessariamente vagar por corredores e vasculhar prateleiras. Em vez das lojas físicas, entram os sites; no lugar do tradicional CD, os impalpáveis arquivos digitais.
Preparam-se para aportar no Brasil as lojas virtuais estrangeiras iTunes Store (www.apple.com/itunes/store), da Apple, e a Nokia Music Store (music.nokia.com).
A novidade pode chacoalhar o ainda incipiente mercado de música digital no país, que movimentou R$ 24,5 milhões no ano passado -8% da receita da indústria fonográfica brasileira nesse período, segundo a IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica). A maior parte dessas vendas é feita por meio de celulares nos portais de operadoras como Claro, TIM e Vivo.
A loja da Nokia deve começar a operar no país entre o fim deste ano e o começo de 2009.
A assessoria de imprensa da Apple no Brasil não confirma a chegada da iTunes Store ao Brasil, informação revelada pela Folha em 12 de junho -a empresa de Cupertino é famosa por manter detalhes do lançamento de seus produtos guardados a sete chaves.
A Apple anunciou ter vendido 5 bilhões de músicas na iTunes Store em cinco anos de atividade. A loja virtual da Apple já vende mais música nos EUA do que as lojas físicas do gigante Wal-Mart.
No Brasil, os grandes portais já operam lojas virtuais de música. O UOL (parte do Grupo Folha) tem a Megastore (megastore.uol.com.br), o Terra mantém o Sonora (sonora.terra.com.br) e o iG opera o MusiG (musig.ig.com.br). O preço por faixa gira em torno de R$ 2.
Gravadoras brasileiras, como a Deckdisc (www.deckdisc.com.br) e a Biscoito Fino (www.biscoitofino.com.br), também comercializam seus catálogos virtualmente.

De graça
Assumindo que as pessoas não querem pagar por música na internet, a Trama inaugurou um modelo de música digital bancado por patrocinadores.
Depois de um piloto com a banda Dance of Days, a gravadora agora oferece o novo disco do cantor Tom Zé , "Danç-Êh-Sá ao vivo", para download gratuito (albumvirtual.trama.com.br/tomze).
Além de ouvir as músicas no site, é possível conferir o encarte em formato PDF e descarregar o disco inteiro.

Chumby
Fofinho, é uma espécie de rádio-relógio inteligente, com Wi-Fi. É possível ouvir rádios via internet, acompanhar notícias e ver fotos
Preço: US$ 179,95
www.chumby.com

SanDisk Sansa Shaker
Tocador de MP3 com alto-falante e armazenamento de 512 Mbytes ou 1 Gbyte. Para trocar de música, basta chacoalhar o aparelho
Sem preço sugerido
br.sandisk.com

Gotec
O aparelho de som portátil da Leadership lê MP3 e copia CDs diretamente para um pendrive ou cartão SD, sem necessidade de PC
Preço sugerido: R$ 239
www.leadership.com.br


Texto Anterior: Tecnologia: Veja como funciona um sistema de baixo custo sensível ao toque
Próximo Texto: Saiba como comprar música na iTunes Store
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.