São Paulo, quarta-feira, 25 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Malware custa bilhões ao ano a empresas

DA REPORTAGEM LOCAL

Além de transtornarem a vida do usuário, os vírus eletrônicos trazem prejuízos reais para a economia, na forma de gastos com a recuperação de máquinas infectadas e de dinheiro roubado em fraudes possibilitadas por essas pragas.
Estimativa do FBI feita em 2006 aponta que as empresas dos EUA gastam US$ 67 bilhões ao ano com vírus e outros malwares, como são conhecidos os programas maliciosos em geral.
Além disso, o órgão estima que as fraudes eletrônicas custaram US$ 198 milhões aos cidadãos norte-americanos no ano passado.
Muitos vírus abrem as portas para que criminosos roubem dados do computador do usuário e depois usem esses dados para cometer fraudes, como roubar dinheiro das vítimas pelo internet banking.
As estimativas de prejuízos com os vírus não levam em conta um aspecto bem mais difícil de medir: o tempo gasto com a prevenção de infecções, atualizando e passando o antivírus no computador, além do tempo gasto apagando e-mails indesejados, que muitas vezes trazem pragas junto.
(PL)


Texto Anterior: Praga de prata
Próximo Texto: Reportagem de capa: Vírus passaram de transtornos a ladrões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.