São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2004

Próximo Texto | Índice

Palavras baratas

Falar pela internet com o exterior custa menos de 10% do preço de um telefonema internacional; cresce uso de voz pela rede

DA REDAÇÃO

Para usuários acostumados às inovações tecnológicas, utilizar um micro conectado à rede como se fosse um telefone é, aparentemente, algo simples, quase banal. Mas isso está revolucionando o mercado mundial de telefonia.
Essa revolução tem nome: voz sobre IP, ou simplesmente VoIP (sigla para Voice over Internet Protocol). Essa tecnologia permite que internautas de qualquer parte do mundo conversem por voz utilizando a internet, desde que tenham determinados programas instalados no micro ou um telefone capaz de mandar sinais via conexão de banda larga (alta velocidade) .
Qual é a vantagem? Com a voz sobre IP, criada para uso empresarial, mas hoje ao alcance de qualquer internauta, é possível acessar serviços que, por taxas bem menores do que as cobradas pelas operadoras de telecomunicações, permitem chamar diretamente telefones de diversos países, tudo isso sem fazer configurações complicadas no computador e com boa qualidade de som. Há casos em que o custo se resume à assinatura da banda larga.
Nos EUA, a internet começa a tomar o mercado dos telefonemas tradicionais -pelo menos uma empresa já oferece um aparelho que faz ligações VoIP dispensando o uso do computador-, e a disseminação da banda larga impulsiona uma forma de contato ainda mais sofisticada, a videoconferência. "Não será a curto prazo, mas os dias das empresas telefônicas tradicionais estão contados", disse Michael Ulick, vice-presidente da empresa de comunicações americana Norlight (www.norlight.com), em declaração ao site TechNewsWorld.


Próximo Texto: Palavras baratas: Voz via internet reduz gasto com telefone
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.