São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PALAVRAS BARATAS

Custo mais baixo e facilidade de uso atraem consumidores; lares com VoIP podem chegar a 5 mi em 2006

Telefonia via rede agita mercado nos EUA

DA REDAÇÃO

Nos Estados Unidos, a telefonia pela internet já agita o mercado de telecomunicações. Seu crescimento é motivado pela economia média, que lá chega a 35% -segundo o instituto Gartner-, e pela disseminação das conexões de alta velocidade à internet, que em julho superaram, pela primeira vez, as conexões via modem comum (de acordo com a Nielsen/ NetRatings, a banda larga representa 51% das conexões).
Uma pesquisa do instituto Ipsos-Insight afirma que 19% dos internautas norte-americanos já consideram a possibilidade de trocar seus telefones fixos por serviços de VoIP, e a empresa Forrester Research estima que até 2006 o número de casas com telefonia via rede chegará a 5 milhões. Além disso, a Cisco afirma já ter vendido 3,5 milhões de telefones IP para uso em empresas.
A empresa Vonage (www.vonage.com), por exemplo, comercializa um pacote que dá direito a ligações ilimitadas nos EUA e no Canadá, inclusive interurbanos, e custa US$ 30 mensais. A Vonage também oferece um aparelho que permite fazer ligações VoIP sem computador.
As operadoras contra-atacam de duas formas. Por um lado, pressionam a FCC (agência governamental equivalente à Anatel) a regulamentar os serviços de telefonia via internet, coisa que a entidade hesita em fazer. De outro, preparam softwares que integram o telefone comum e o PC.
A Verizon, maior empresa de telefonia fixa dos EUA, lançou um serviço de VoIP em julho. Além disso, em setembro começará a testar, segundo a revista "Wired", o programa Iobi, que permitirá ouvir e gerenciar recados telefônicos em computadores comuns e micros de mão.
O soft também promete recursos sofisticados, como a possibilidade de encaminhar chamadas para um celular durante determinados horários (só enquanto você estiver no trânsito, por exemplo).
Como tudo o que passa pela internet, as ligações VoIP estão sujeitas a dois problemas: privacidade e segurança. O governo dos EUA decidiu, no dia 4 de agosto, que as ligações via internet podem ser grampeadas em investigações policiais, nas mesmas condições aplicadas a telefones fixos. Elas são mais vulneráveis a hackers, pois basta ter acesso à rede para tentar monitorá-las.


Texto Anterior: Converse via micro com conforto
Próximo Texto: Aparelho Wi-Fi portátil pode eliminar celular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.