São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grande São Paulo domina o site

DA REPORTAGEM LOCAL

Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa on-line Qualibest (www.qualibest.com.br), entre os internautas cadastrados na rede de relacionamento Orkut (www.orkut.com) com idade acima de 18 anos, 48% são da Grande São Paulo.
Foram entrevistados 490 internautas brasileiros maiores de idade entre os dias 29 de julho e 16 de agosto. Os números mostram que 27% dos brasileiros nessa faixa etária estão cadastrados.
Atrás da Grande São Paulo, a região Sul do país é a que tem maior quantidade de cadastrados (15%). Depois vêm o interior de São Paulo e o Rio de Janeiro (ambos com 14%), o Centro-Oeste (5%), o Nordeste (4%) e a região de Minas Gerais e Espírito Santo (2%). A região Norte não atingiu 1%.
Dos brasileiros cadastrados a maioria é formada por homens (60%). Em termos de idade, 39% estão na faixa dos 18 aos 24 anos, 38% têm entre 25 e 29 anos, 17%, entre 30 e 34 anos e apenas 6% têm idade de 35 anos ou mais.
Apesar de os solteiros serem maioria entre os brasileiros cadastrados (39%), o Orkut não se mostra um bom local para paqueras: apenas 5% admitiram ter saído com gente que conheceram por meio do site.
As pessoas que namoram são 35%. Os casados (no papel ou não) são 24%, enquanto os ex-casados são apenas 2%. Não houve quem respondesse ser viúvo.

Orkut para quê?
O reencontro de amigos que não se viam há muito tempo é mesmo o maior atrativo do Orkut, de acordo com 72% dos entrevistados. E boa parte (36%) aproveitou para sair e colocar o papo em dia. Para 54%, a principal vantagem é partilhar interesses comuns em comunidades. Fazer contatos de trabalho foi apontado por 15% dos cadastrados, sendo que 3% declaram já ter conseguido um emprego ou fechado algum um negócio por causa da rede de relacionamento.
Em relação às comunidades, 55% dos brasileiros têm participação ativa depois que se cadastram, e continuam postando mensagens e divulgando eventos.

Motivo de irritação
Pelo menos no Orkut, segundo os brasileiros, o spam não é o principal problema: 69% se declaram irritados com a lentidão das páginas, enquanto 46% reclamam da falta de controle anti-spam. Os indignados com pessoas indesejadas querendo entrar na lista são 27%. A exposição da identidade é um problema para 22% dos entrevistados, enquanto 15% se queixam da necessidade de ser convidado. Para 5%, não há nenhum tipo de problema. Essa questão permitia duas respostas.
(FERNANDO BADÔ)


Texto Anterior: Conheça redes voltadas para áreas específicas
Próximo Texto: Internet: Site permite alterar e-mails já enviados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.