São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Word permite roubar arquivos

DA REDAÇÃO

O editor de texto Word possui uma falha de segurança que pode permitir o roubo de arquivos do PC. Segundo informações da própria Microsoft, seria possível ""grampear" documentos inserindo um código oculto.
A empresa estuda como resolver o problema. O Word 97 é o mais suscetível, mas o defeito também existe nas versões 2000 e XP. A Microsoft diz que sua política é não efetuar mais reparos no Word 97, mas afirma que ainda está estudando a questão.
A brecha pode ser explorada da seguinte maneira: uma pessoa mal-intencionada envia um documento grampeado, solicitando ao destinatário que faça correções e transmita-o de volta -uma forma muito comum de comunicação cotidiana.
Quando o destinatário fecha o texto e o devolve (por e-mail, disquete ou internet), outro documento é roubado do PC e inserido no arquivo principal. O agressor precisa saber o nome do arquivo que deseja roubar ("carta.doc", por exemplo), mas pode escolher qualquer documento gravado no PC da vítima. Nas versões 2000 e XP, o truque só funciona se a vítima imprimir o texto grampeado.
A falha ameaça empresas, pois permite roubar contratos e registros confidenciais. Enquanto não surge uma correção, a Microsoft sugere que os usuários visualizem os códigos ocultos em cada documento que abrem. No Word XP, isso pode ser feito clicando em Ferramentas e Opções e assinalando o item Códigos de campos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Instalação exige que o sistema esteja em inglês
Próximo Texto: Tecnologia pode restringir uso do PC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.