São Paulo, Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTATÍSTICA

Internet tem 1 bi de páginas

ADRIANA LUTFI
da Reportagem Local

É isso mesmo: a Internet tem, no mínimo, 1 bilhão de páginas. Esse é o resultado de uma pesquisa feita pela Inktomi -empresa de infra-estrutura de banco de dados para Internet- e o instituto NEC Research, divulgada na semana passada.
O número 1 bilhão se refere à quantidade de páginas únicas existentes na rede, ou seja, páginas que têm seu próprio endereço como link. Encontrar um resultado como esse é mais complexo do que pesquisar o total de domínios (nome de um site), por exemplo, já que dentro de um único site podem existir várias páginas únicas.
A pesquisa durou quatro meses e seguiu metodologia criada pelo NEC Research. O conteúdo das páginas também foi analisado.
Além desse resultado, foram descobertas novas quantidades de servidores e de sites que abrigam páginas. Existem na rede mundial 6.409.521 servidores e 4.951.247 sites.
Desses sites, cerca de 733 mil são dificilmente encontrados na Web -e foram considerados de má qualidade. Um número mínimo perto dos 4,2 milhões de sites que possuem endereços corretos.
Outro resultado que chamou a atenção foi que a língua inglesa é responsável por 86,55% do 1 bilhão de páginas da Web. O idioma francês tem uma fatia de 2,36%, e o alemão, 0,54%. Não foi divulgado o número de páginas em espanhol e português.

Curiosidades
O Yahoo! é o endereço mais presente em páginas da Internet: há 751.974 links em sites apontando para ele. Em segundo vem o site mp3.com (www.mp3.com) e, em terceiro, o do Pokémon (www.pokemon.com), desenho animado japonês que virou febre entre a criançada.
Um item curioso apontado pelo documento é o domínio mais longo da rede: www.tax.taxadvice.taxation.irs.
taxservices.taxrepresentation.taxpayerhelp.internalrevenueservice.
audit.taxes.com
. A reportagem testou o endereço, mas não conseguiu entrar na página.
A pesquisa também mostrou a quantidade de endereços comerciais: 56% das páginas únicas encontradas têm terminação .com. Em seguida vêm páginas com .net (7,82%), com .org (4,35%) e com .gov (1,15%).
E quem achava que o servidor de Internet da Microsoft detinha a maior parcela do mercado se enganou: a empresa Apache tem 60,33%, e a de Bill Gates, 25,26%.



Texto Anterior: ieG cria e-mail convencional
Próximo Texto: Número do Brasil é duvidoso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.