UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Google compra provedor de diários

DA REPORTAGEM LOCAL

Na semana passada, os criadores da ferramenta de busca Google (www.google.com) anunciaram a decisão de comprar a Pyra Labs (www.pyra.com), empresa que criou a versão original do serviço Blogger, um dos principais provedores de diários virtuais da internet.
As cifras envolvidas no negócio não foram divulgadas, mas é provável que o Blogger, que, segundo seus mantenedores, tem 200 mil diários pessoais ativos (1,1 milhão de usuários registrados), tenha seu conteúdo indexado pelo Google, que passaria a oferecer uma ferramenta de busca para blogs.
Os donos do engenho de busca não revelaram as características do serviço nem sua data de lançamento. Em 2001, o buscador incorporou o conteúdo do extinto site Deja.com, passando a oferecer pesquisas no acervo da Usenet (uma rede de discussões on-line que precedeu a internet).

Pesquisas
Enquanto o buscador de diários do Google não chega, experimente o Blogdex (blogdex.media.mit.edu), que promete mostrar os blogs mais mencionados por outros diários (com mais links).
Similar, o Daypop (www.daypop.com) mistura sites de notícias e blogs dedicados a comentar atualidades. Outras opções são o Weblogs.Com (www.weblogs.com), que mostra uma lista com mais de mil diários, e o BlogStreet (www.blogstreet.com), que promete pesquisar em 10 mil blogs.
No Brasil, um dos diretórios de blogs mais interessantes é o www.blogs.com.br, que diz reunir mais de 5.500 diários e oferece um recurso útil: a busca de blogs por Estado. Acesse também o Toplinks (toplinks.idearo.com.br) e o Blogalize (www.interney.net/outrosblogs.php).
Se você tem um blog e quer atrair internautas, pode fazê-lo indicando sua localização geográfica aos visitantes do diário. Esse é o objetivo do serviço BlogChalking (www.blogchalking.tk), que foi criado por brasileiros e fornece um meio padronizado de indicar a nacionalidade dos blogs.
Outra maneira de estreitar o contato com os visitantes é enviar boletins por e-mail mencionando as novidades do blog. Isso pode ser feito com o serviço www.bloglet.com, que é fácil de usar. Basta se cadastrar e colar o código fornecido no seu diário: ele receberá um campo em que os visitantes poderão se registrar para receber boletins. (BG)


Texto Anterior: Weblogs: Diários virtuais se popularizam na rede
Próximo Texto: Confira seleção com 50 diários brasileiros
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.