|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Google compra provedor de diários
DA REPORTAGEM LOCAL
Na semana passada, os criadores da ferramenta de busca Google (www.google.com) anunciaram a decisão de comprar a Pyra
Labs (www.pyra.com), empresa
que criou a versão original do serviço Blogger, um dos principais
provedores de diários virtuais da
internet.
As cifras envolvidas no negócio
não foram divulgadas, mas é provável que o Blogger, que, segundo
seus mantenedores, tem 200 mil
diários pessoais ativos (1,1 milhão
de usuários registrados), tenha
seu conteúdo indexado pelo Google, que passaria a oferecer uma
ferramenta de busca para blogs.
Os donos do engenho de busca
não revelaram as características
do serviço nem sua data de lançamento. Em 2001, o buscador incorporou o conteúdo do extinto
site Deja.com, passando a oferecer pesquisas no acervo da Usenet
(uma rede de discussões on-line
que precedeu a internet).
Pesquisas
Enquanto o buscador de diários
do Google não chega, experimente o Blogdex
(blogdex.media.mit.edu), que promete mostrar os blogs mais mencionados por outros diários (com mais links).
Similar, o Daypop (www.daypop.com) mistura sites de notícias e blogs dedicados a comentar atualidades. Outras opções são
o Weblogs.Com (www.weblogs.com), que mostra uma lista com mais de mil diários, e o BlogStreet
(www.blogstreet.com), que promete pesquisar em 10 mil blogs.
No Brasil, um dos diretórios de
blogs mais interessantes é o
www.blogs.com.br, que diz reunir mais de 5.500 diários e oferece
um recurso útil: a busca de blogs
por Estado. Acesse também o Toplinks (toplinks.idearo.com.br)
e o Blogalize (www.interney.net/outrosblogs.php).
Se você tem um blog e quer
atrair internautas, pode fazê-lo indicando sua localização geográfica aos visitantes do diário. Esse é o
objetivo do serviço BlogChalking
(www.blogchalking.tk), que foi
criado por brasileiros e fornece
um meio padronizado de indicar
a nacionalidade dos blogs.
Outra maneira de estreitar o
contato com os visitantes é enviar
boletins por e-mail mencionando
as novidades do blog. Isso pode
ser feito com o serviço www.bloglet.com, que é fácil de usar.
Basta se cadastrar e colar o código
fornecido no seu diário: ele receberá um campo em que os visitantes poderão se registrar para
receber boletins.
(BG)
Texto Anterior: Weblogs: Diários virtuais se popularizam na rede Próximo Texto: Confira seleção com 50 diários brasileiros Índice
|