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IMAGEM
Empresas criam programas e formato padrão para retratos de família circularem rapidamente pela Internet
Foto digital ganha laboratório doméstico
LUCIA REGGIANI
da Reportagem Local
Imagine fotografar seu filho apagando as velinhas do bolo de aniversário e, antes de terminarem os
brigadeiros, distribuir cópias da
foto já retocada aos convidados e
mostrá-la aos avós via Internet.
A proeza não só é possível como
vem atraindo empresas interessadas em acelerar sua realização com
novos equipamentos e programas.
A mais recente -e acessível-
novidade é o laboratório fotográfico digital doméstico de US$ 1.400
lançado pela Hewlett-Packard na
semana passada, nos EUA.
Composto de câmera digital,
scanner e impressora especiais, o
laboratório Photo Smart da HP
vem acompanhado do programa
para tratamento de imagens "PictureIt!", da Microsoft. Chega ao
Brasil só no segundo semestre.
Para enviar as fotos por modem,
um dos programas disponíveis é o
"EasyPhoto Phone", desenvolvido por Storm Technology e Intel.
Usá-lo é simples. Arrasta-se uma
imagem do álbum virtual para a janela de comunicação, digita-se o
número do telefone de quem vai
receber e a foto é automaticamente
enviada pela linha telefônica.
Se o transmissor e o receptor das
fotos tiverem um software de videoconferência como o "Internet
Video Phone" podem trocar fotos
e conversar, simultaneamente.
Esses programas podem ser capturados de graça na Internet.
Até 19 de abril, quem tiver um
micro Pentium de no mínimo 133
MHz, 16 Mbytes de memória RAM
e fax/modem de 28,8 mil bps pode
se habilitar a capturar a versão beta
do "Internet Video Phone" no site da Intel (http://connectedpc.com/iaweb/cpc/iivphone).
Depois, no endereço da Storm
(http://www.easyphoto.com), pode pegar o "EasyPhoto Net", para
a captura, armazenamento e edição de fotos no PC e compartilhamento da imagem na rede.
Até a Adobe, conhecida por seus
programas "Photoshop" e "PhotoDeluxe", de uso profissional, fechou acordo com a Storm para desenvolverem em conjunto programas para o mercado doméstico.
O fato é que empresas de informática estão buscando tomar para
a imagem digital parte dos US$ 15
bilhões que a foto convencional
movimenta por ano, no mundo.
Mas quem é do ramo não se descuida. São da Kodak os direitos do
FlashPix, um formato padrão para
a fotografia digital desenvolvido
com HP, Microsoft e Live Picture.
O formato traz múltiplas resoluções num mesmo arquivo de imagem, permitindo a transmissão,
rápida, apenas do que é necessário
ao meio em que é exibida -baixa
resolução para circular on line, alta resolução para ser impressa.
Testes podem ser feitos com
"FlashPix Viewer", um plug-in
para os navegadores "Navigator"
e "Explorer" capturável na Web
(http://www.livepicture.com/).
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