São Paulo, quarta, 26 de março de 1997.

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IMAGEM
Empresas criam programas e formato padrão para retratos de família circularem rapidamente pela Internet
Foto digital ganha laboratório doméstico

LUCIA REGGIANI
da Reportagem Local

Imagine fotografar seu filho apagando as velinhas do bolo de aniversário e, antes de terminarem os brigadeiros, distribuir cópias da foto já retocada aos convidados e mostrá-la aos avós via Internet.
A proeza não só é possível como vem atraindo empresas interessadas em acelerar sua realização com novos equipamentos e programas.
A mais recente -e acessível- novidade é o laboratório fotográfico digital doméstico de US$ 1.400 lançado pela Hewlett-Packard na semana passada, nos EUA.
Composto de câmera digital, scanner e impressora especiais, o laboratório Photo Smart da HP vem acompanhado do programa para tratamento de imagens "PictureIt!", da Microsoft. Chega ao Brasil só no segundo semestre.
Para enviar as fotos por modem, um dos programas disponíveis é o "EasyPhoto Phone", desenvolvido por Storm Technology e Intel.
Usá-lo é simples. Arrasta-se uma imagem do álbum virtual para a janela de comunicação, digita-se o número do telefone de quem vai receber e a foto é automaticamente enviada pela linha telefônica.
Se o transmissor e o receptor das fotos tiverem um software de videoconferência como o "Internet Video Phone" podem trocar fotos e conversar, simultaneamente.
Esses programas podem ser capturados de graça na Internet.
Até 19 de abril, quem tiver um micro Pentium de no mínimo 133 MHz, 16 Mbytes de memória RAM e fax/modem de 28,8 mil bps pode se habilitar a capturar a versão beta do "Internet Video Phone" no site da Intel (http://connectedpc.com/iaweb/cpc/iivphone).
Depois, no endereço da Storm (http://www.easyphoto.com), pode pegar o "EasyPhoto Net", para a captura, armazenamento e edição de fotos no PC e compartilhamento da imagem na rede.
Até a Adobe, conhecida por seus programas "Photoshop" e "PhotoDeluxe", de uso profissional, fechou acordo com a Storm para desenvolverem em conjunto programas para o mercado doméstico.
O fato é que empresas de informática estão buscando tomar para a imagem digital parte dos US$ 15 bilhões que a foto convencional movimenta por ano, no mundo.
Mas quem é do ramo não se descuida. São da Kodak os direitos do FlashPix, um formato padrão para a fotografia digital desenvolvido com HP, Microsoft e Live Picture.
O formato traz múltiplas resoluções num mesmo arquivo de imagem, permitindo a transmissão, rápida, apenas do que é necessário ao meio em que é exibida -baixa resolução para circular on line, alta resolução para ser impressa.
Testes podem ser feitos com "FlashPix Viewer", um plug-in para os navegadores "Navigator" e "Explorer" capturável na Web (http://www.livepicture.com/).

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