UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa cria tocador portátil que usa DVDs com cem horas de música

BARRY FOX
DA "NEW SCIENTIST"

A indústria fonográfica condenou o lançamento de duas tecnologias que permitirão aos usuários gravar mais músicas em um único disco. Os sistemas, criados pelos gigantes da eletrônica Sony e Philips, são vistos como potenciais ferramentas de pirataria.
"Qualquer coisa que permita às pessoas piratear mais músicas tem de representar más notícias para a indústria fonográfica", disse um porta-voz da BPI (British Phonographic Industry), associação de gravadoras da Inglaterra.
Os lançamentos surgem em um momento em que a indústria fonográfica global sofre a sua pior crise desde a introdução do CD. A cópia gratuita de músicas via internet e a reprodução de discos têm sido apontadas como culpadas pela queda nas vendas.
O sistema da Sony usará um algoritmo (método) de compressão que colocará 30 horas de música em um único CD virgem. Os discos poderão ser ouvidos em tocadores portáteis que custarão menos de US$ 160.
A tecnologia da Philips empregará um gravador de DVDs, permitindo colocar até cem horas de música num disco que poderá ser ouvido em tocadores portáteis.
A disposição da Sony em lançar um gravador capaz de facilitar a pirataria é algo surpreendente, pois sua divisão fonográfica (Sony Music) produz e vende CDs comerciais. Embora a Sony Music não tenha se pronunciado sobre o lançamento, Mike Tsurumi, diretor da Sony Consumer Electronics (a divisão de produtos eletrônicos da Sony) na Alemanha, disse que a medida faz sentido: "A indústria fonográfica precisa mudar seu modelo de negócios", afirmou. O novo caminho seria vender músicas legalmente pela internet. A International Federation for the Phonographic Industry (IFPI), que tem perseguido implacavelmente os piratas musicais, ainda não indicou como reagirá às novas tecnologias.


Texto Anterior: Ouça trechos do ensaio dos músicos
Próximo Texto: Hugo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.